Vimioso

I Semana para a Saúde e Bem Estar homenageou médico

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-06-09 11:27

O município de Vimioso e a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa promoveram a primeira Semana para a Saúde e Bem Estar, iniciativa que serviu, igualmente, para homenagear o médico José Joaquim Moura que exerceu medicina naquele concelho durante as primeiras décadas do século XX.
Estas jornadas que terminam amanhã e que o município de Vimioso pretende continuar, ficaram marcadas por um conjunto de atividades direcionadas para a medicina preventiva, em territórios do interior.
Outras das ações do programa, foi uma exposição de instrumentos ligados à medicina utilizados na época pelo médico homenageado, e a quem foi descerrado um busto em frente ao Centro de Saúde de Vimioso, numa cerimónia que contou com a presença de várias entidades e familiares.
De acordo com o presidente da câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, esta foi a primeira semana dedicada à saúde e bem-estar numa iniciativa em que se pretende associar várias instituições como o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Cruz Vermelha (delegação de Bragança), e Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
“O que nós pretendemos é levar esta literacia a cada uma das localidades do concelho de Vimioso. É chegarmos próximo das pessoas e procurar resolver muitos dos problemas que elas têm. A primeira prioridade destas ações passa por prevenir a doença e chegar próximo das pessoas”, vincou o autarca.
Outros dos objetivos destas jornadas de saúde e bem-estar, passa por promover o território de Vimioso como um concelho com qualidade de vida, onde as termas locais são apontadas como um exemplo potenciador para o desenvolvimento de um turismo saudável e ativo.
Por seu lado, o médico Duarte Soares, responsável pela Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, explicou que a atividade deste núcleo tem -se vindo a expandir, e neste sentido o concelho de Vimioso também faz parte dessa expansão.
“Aqui em Vimioso, começamos a trabalhar a literacia para a saúde junto da comunidade escolar e dos profissionais que trabalham em lares e outras instituições ligadas à terceira idade que venham a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a sua literacia para a saúde’’, explicou o responsável.
Jorge Moura Maia, neto do médico homenageado, frisou que a homenagem feita é mais que justa, já que se está perante um humanista.
“A imagem que nós temos na família é que se trata de uma pessoa trabalhadora e de um bom médico e humanista”, vincou.
O médico José da Silva Moura nasceu em Alvarelhos, no concelho de Santo Tirso, em 22 de dezembro de 1868, formou-se em medicina a 17 de julho de 1896. Foi nomeado “Facultativo” da câmara de Vimioso a 06 de agosto de 1896 e Subdelegado de Saúde a 14 de julho de 1914. José Silva Moura faleceu em 09 de novembro de 1939, em Vimioso.

Assinaturas MDB