Jorge Nunes apresentou livro sobre a Ferrovia no Palácio da Bolsa
O antigo presidente da Câmara de Bragança, António Jorge Nunes, apresentou, na semana passada, o seu mais recente livro sobre a história da Ferrovia em Trás-os-Montes no Palácio da Bolsa, no Porto.
O evento, promovido pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Engenheiros, teve casa cheia.
“A discussão pública do novo Plano Ferroviário Nacional, que decorreu até fevereiro de 2023, foi o momento de participar com um contributo escrito de uma proposta de ferrovia para Trás-os-Montes e que correspondeu a uma síntese do último capítulo deste livro, com o título “Em jeito de conclusão. Luta pelo regresso da ferrovia a Trás-os-Montes””, disse Jorge Nunes.
O antigo autarca lembrou que esta foi uma preocupação de sempre. “O tema da ferrovia esteve presente nas minhas preocupações. Em 1992 estive na rua, acompanhando a luta contra o encerramento da linha do Tua, e em alguns momentos, na presidência da Câmara Municipal de Bragança, manifestei-me pelo regresso de uma moderna ferrovia, assim como se procedeu à reconversão e preservação de importante património ferroviário. Escrevi com gosto este livro, sobretudo pela vontade de conhecer a história e protagonistas da intensa luta de reivindicação, feita na segunda metade do século XIX e início do século XX, pela construção da ferrovia em Trás-os-Montes”, frisou.
“Lutamos pela inclusão de Trás-os-Montes no mapa Ferrovia 2030, defendemos uma solução de rede ferroviária que sirva a coesão territorial e a competitividade da Região Norte”, sublinhou.