Militantes do PSD questionam continuidade de Hernâni Dias à frente da Distrital do partido
![](/sites/default/files/styles/w900/public/2025-02/hernani_dias_psd.jpg?itok=NSwEIfc-)
Para já ainda de forma tímida mas vários militantes do Partido Social Democrata (PSD) começam a questionar a permanência de Hernâni Dias como presidente da Distrital laranja, eleito em setembro em lista única.
Em causa estão as polémicas que têm envolvido o antigo presidente da Câmara de Bragança, cuja “imprudência” - assim apelidada pelo Primeiro Ministro Luís Montenegro - levou à sua demissão como Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território. Não tendo ainda sido constituído arguido por nenhum facto que lhe seja imputado, pelo menos a constituição de duas empresas já enquanto governante levantaram dúvidas quanto a um possível conflito de interesses com a pasta que tutelava e levou mesmo à intervenção do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Sem capital político para continuar no Governo de Luís Montenegro, vários militantes, de vários pontos do distrito, com quem o Mensageiro falou, questionam a legitimidade política de Hernâni Dias para continuar a liderar a Distrital do partido, numa altura crucial para a definição de estratégias para as eleições autárquicas.
Os avanços e recuos verificados nas escolhas de candidatos em alguns concelhos - Vinhais é um caso paradigmático, com a concelhia a indicar a sua líder, Carla Rio, que ainda não foi ratificada - são apontados como exemplo da falta de liderança que apontam a Hernâni Dias.