Museu do Abade de Baçal recebe exposição de ex-votos
Aproveitando a celebração do Dia Internacional dos Museus, no sábado, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, inaugura, a partir das 15 horas, uma exposição de ex-votos de toda a diocese
“Dispersos por alguns dos principais lugares de culto e peregrinação, como as pequenas ermidas e santuários, os ex-votos aqui reunidos, popularmente designados por “milagres” ou “tabuinhas”, são pinturas ingénuas que testemunham acontecimentos que ultrapassam o entendimento humano ou a lógica das leis naturais”, explica o diretor do Museu, Jorge Costa, curador da exposição.
“São verdadeiros documentos de uma cultura popular, sobretudo dos séculos XVIII e XIX, que permitem, a partir de uma gramática muito própria, interessantes leituras não só da religiosidade católica e das manifestações de fé do povo, mas também da vida quotidiana”, acrescenta o mesmo responsável.
Estas manifestações estão “geralmente inscritas sobre tábuas de madeira, na maioria dos casos por encomenda a um artesão anónimo sem especial talento ou técnica”. “Estes relatos pictóricos são o registo venturoso de um pedido ou promessa feito por ocasião de uma aflição, um perigo ou doença incurável.
Divididos, na sua maioria, em dois campos distintos, a superfície pictórica e a mensagem escrita, ambos coexistem e se enriquecem mutuamente para um melhor entendimento destas insólitas narrativas, principalmente num período histórico onde o analfabetismo era ainda muito elevado.
A sua materialização advém não apenas como expressão de reconhecimento e gratidão, mas, sobretudo, da necessidade de anunciar publicamente a graça recebida, deixando no santuário o testemunho do milagre”, explicou ainda.
Esta exposição procura trazer à luz do dia verdadeiros tesouros escondidos em várias igrejas.
“Pouco conhecidos do público, já que a sua presença é habitual nas sacristias dos santuários, esta é uma oportunidade rara para contactar com a maioria dos exemplares, cerca de uma centena, existentes na diocese de Brgança-Miranda”, friso