Ambiente

Parlamento Europeu aprovou proibição de uso de chumbo nas munições de caça

Publicado por GL em Qui, 2020-12-03 10:10

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) divulgou que milhares de aves selvagens poderão ser salvas de "morte lenta e dolorosa por envenenamento", após o Parlamento Europeu ter votado para proibir o uso de munição de chumbo nas zonas húmidas em toda a União Europeia, permitindo assim que a Comissão Europeia introduza nova regulamentação. "Depois de aprovação final pelos Estados Membros no Conselho Europeu, a UE poderá finalmente remover o chumbo das nossas zonas húmidas; uma decisão que irá salvar milhares de aves selvagens de uma morte lenta e dolorosa por envenenamento, e salvaguardar a saúde pública, e pela qual a coligação C6, que engloba as maiores Organizações Não-Governamentais de Ambiente do país, se tem batido", explica aquela associação ambientalista.

O chumbo é usado há décadas em munições de caça e pesca e tem "terríveis impactos" nas pessoas, na vida selvagem e na natureza. Nos cartuchos usados por muitos caçadores, inúmeras pequenas esferas de chumbo são disparadas em lugar de uma única bala. Como resultado, apenas uma pequena proporção do chumbo disparado atinge o alvo.

O resto fica disperso na natureza. Estima-se, de acordo com a SPEA, que cerca de 21 a 27 mil toneladas de chumbo são dispersas para o ambiente na UE todos os anos, devido apenas à caça.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB