Nordeste Transmontano

Parque Regional do Vale do Tua cria incubadora para promover o desenvolvimento económico e social

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2020-07-24 14:22

"Agarra a TUA Ideia" "Agarra a TUA Vida". É este o desafio lançado pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) aos jovens, menos jovens, empreendedores, ou empresários que já estão no ativo, e a todos aqueles que querem investir nas suas ideias e projetos no território dos cinco concelhos do Vale do Tua: Mirandela, Vila Flor, Murça, Carrazeda de Ansiães e Alijó.

O Parque e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), duas estruturas criadas como contrapartida à construção da barragem de Foz-Tua, anunciaram, esta quinta-feira, em Mirandela, a criação da TUA Incubadora, para estimular e apoiar tecnicamente novos projetos e negócios no território mas também apoiar a restruturação e o relançamento de empresas já instaladas. “Continuar a fazer esse caminho de atrair para o território novas ideias, novos empreendedores, jovens ou menos jovens, utilizando estes incentivos para que queiram fixar-se e desenvolver os seus negócios. É preciso também não esquecer os que já cá estão e que foram afectados pela pandemia, que também precisam, muitos deles, de renovar os seus negócios”, adianta o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.

As áreas de especialização serão o património, o turismo de natureza e o ambiente. “Estamos a apresentar um projecto integrado, com parcerias e com um compromisso de apoiar o desenvolvimento sustentado deste território, partindo do ambiente, do turismo e vinho, de todas as actividades que aqui se desenvolvem, de uma forma integrada”., como acrescenta Artur Cascarejo.

A presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua acredita que a criação desta incubadora possa representar “uma visão de desenvolvimento estratégica que irá certamente criar uma energia imparável para a região com a criação de emprego qualificado”, diz Júlia Rodrigues”.

A Secretária de Estado da Valorização do Território elogia a iniciativa pioneira. “Este capital social não pode estar dissociado das dinâmicas empreendedoras e empresariais. Temos que tirar partido destes recursos endógenos e do enorme potencial paisagístico e ambiental, mas também temos que criar dinâmicas de atracção de empresas e empreendedores, completando cadeias de valor”, refere Isabel Ferreira.

A Tua incubadora tem como eixos prioritários o turismo de natureza, o ambiente e o património e conta com a parceria do Turismo Porto e Norte, do Instituto de Conservação da Natureza e floresta (ICNF) e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI).

Vão ser criadas incubadoras físicas em cada um dos cinco municípios abrangidos pelo parque e também uma incubadora virtual, num investimento inicial de 30 mil euros suportados pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua, que nasceu, há sete anos, de um acordo entre a ADRVT e o ICNF que garantiu que cerca de três quartos da dotação da EDP para o Fundo da Biodiversidade, no âmbito do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua, sejam canalizados para a região e investido em desenvolvimento regional.
É uma contrapartida da construção da barragem de Foz Tua e vai gerir directamente metade dos 3% da faturação anual em produção de energia disponibilizados para a região pela EDP.

A área do PNRVT é de aproximadamente 25 mil hectares, situado no Baixo Tua, entre os distritos de Vila Real e Bragança, e envolve os cinco municípios abrangidos pela barragem de Foz-Tua.

Assinaturas MDB