Património religioso de Alfândega da Fé integrado nas Jornadas Culturais de Balsamão
No âmbito das Jornadas Culturais de Balsamão, realizam-se amanhã, a partir das 10h00, no auditório da Casa da Cultura José Mestre Rodrigues, várias palestras sobre a riqueza arqueológica e patrimonial deste concelho.
Às 10h10 está marcada uma palestra sobre “O Património arqueológico do Vale do Sabor”, a cargo de Paulo Dórdio (Arqueólogo Coordenador do Plano de Salvaguarda do Património do Baixo Sabor).
Pelas 10h40 é a vez de Joaquim Caetano (historiador de arte), apresentar uma palestra sobre “As pinturas murais seiscentistas no Santuário de Santo Antão e Concelho de Alfândega da Fé”.
Do trabalho realizado pelo historiador destacam-se: A Capela de Nª Sª de Jerusalém, em Sendim da Serra; a Capela de Nª Sª do Rosário, em Sendim da Ribeira; a Capela de S. Geraldo, em Vale Pereiro; a Igreja de Nª Sª da Anunciação, em Valverde; a Igreja de Santo Amaro – Legoinha; e o Santuário de Santo Antão da Barca, em Parada.
Pelas 11h10 é a vez de D. José Cordeiro (Bispo da Diocese de Bragança-Miranda) intervir, com uma palestra sobre “O Santuário de Santo Antão: piedade popular e incultação da fé”.