Pioneiros vence Alfandeguense em jogo de nervos (com galeria)
Os Pioneiros de Bragança regressaram aos triunfos no Campeonato Distrital da Futsal AMP da AF Bragança, ao levar de vencida a AR Alfandeguense, por 4-2, este sábado, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, em Bragança, no jogo em atraso da 11.ª jornada da competição distrital.
Vítor Santos, assistido por Luís Neves, inaugurou o marcador para o conjunto visitante, aos 7 minutos, mas Edgar Moreira iria empatar a partida dois minutos depois. Antes do apito para o intervalo, aos 18’, o Alfandeguense voltou a liderar o ‘placar’ com mais um golo de Vítor Santos.
No segundo tempo, a formação orientada por Manuel Nascimento iria chegar ao empate a duas bolas, aos 31’, por intermédio de Ricardo Marrão.
Após o empate, aos 34’, os ânimos aqueceram entre Edgar Moreira e o guarda-redes alfandeguense Rui Pacheco, obrigando à amostragem da cartolina amarela para ambos os jogadores.
No regresso ao jogo, a confusão pareceu ter favorecido a equipa da casa que acabou por mostrar mais critério e, aos 38’, André Mendes a passe de Erivaldo assinou o 3-2.
Numa altura em que os Pioneiros já tinham atingido as cinco faltas, Edgar Moreira derruba Chaves e a equipa violeta é castigada com um livre de 10 metros. Com a possibilidade de empatar o encontro, Luís Neves falhou o livre direto.
No último minuto e com a equipa do Alfandeguense a recorrer ao quinto homem, André Mendes, aproveitando a baliza sem guarda-redes, rematou para o 4-2 final.
No rescaldo do encontro, Manuel Nascimento, treinador dos Pioneiros, confessou que houve alguma felicidade na conquista dos três pontos. “Tivemos a estrelinha da sorte, o que nos faltou em vários jogos ao longo da época. Foi melhor o resultado, do que a exibição. Tivemos sorte e querer na segunda parte, ao contrário da primeira parte em que estivemos apáticos”.
Fernando Macedo, técnico da AR Alfandeguense, considerou que o empate com os Pioneiros seria o resultado mais justo. “O empate seria um resultado mais justo para o que ambas as equipas produziram ao longo do encontro. Faltou-nos alguma capacidade de ter bola quando pressionados, a qual é uma das mais-valias dos Pioneiros. Os momentos mais acesos da partida mexem com o jogo pela distração que trazem, mas reforço que pela quantidade de oportunidades desperdiçadas no primeiro tempo nunca deveríamos ter perdido este jogo”.
Contas feitas, os Pioneiros continuam no oitavo lugar, agora com 13 pontos, quando decorridas 11 jornadas, enquanto o Alfandeguense é penúltimo com 6 pontos.
O alinhamento da jornada 12, marcada para o dia 24 de fevereiro, é o seguinte: AR Alfandeguense-Sporting Moncorvo; GD Torre D. Chama-Pioneiros Bragança; Arnaldo Pereira-ACRD Ala; Miranda do Douro-GD Sendim e Águia FC Vimioso-CSP Vila Flor (27/02).
Fotos: Guilherme Moutinho