FUTSAL

Recital de Zé João na goleada do Macedense sobre a Retaxo

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-04-04 10:51

O Grupo Desportivo Macedense quebrou o enguiço de sete jogos sem vencer (Campeonato e Taça de Portugal), após golear na receção à Associação Desportiva e Recreativa de Retaxo, por 8-1, em partida relativa à 13.ª jornada da Fase de Campeão do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

O Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros serviu de salão de festas na comemoração dos 10 anos da claque macedense “UR 12” e de uma goleada que teve Zé João como protagonista.

Em clima de festa nas bancadas, a equipa da casa colecionou ocasiões soberanas de golo nos primeiros minutos da partida, mas a bola teimava em não entrar. Aos 16’, surge o primeiro golo do encontro por Patrick. O goleador respondeu afirmativamente, de cabeça, a um lançamento lateral de Zé João e abriu as festividades. Sem perder tempo, no mesmo minuto, Zé João com um “chapéu” perfeito ao guarda-redes Ruben Tavares assinou o 2-0. Ao cair do pano, no primeiro tempo, mais um golo de Zé João, desta vez, a passe de Pauleta.

No regresso do intervalo, a dinâmica ofensiva dos anfitriões manteve a qualidade do primeiro tempo e Riquinho, na recarga, aos 23’, a um remate ao poste de Pauleta, concretizou o quarto golo da partida.

Sem perder tempo, também, ao minuto 23, Zé João tirou outro coelho da cartola e com um remate indefensável conseguiu o hat-trick.  

Aos 30’, Mizuno aproveitou o adiantamento do guardião retaxense e não perdoou. Pouco depois, aos 31’, o japonês servido por Zé João ampliou a diferença para 7-0.

O último da extensa lista de golos macedense foi marcado pelo capitão Rafael Esteves, aos 37’, num tento pleno de oportunismo perante a falta de oposição do guarda-redes contrário.

O golo de honra dos visitantes foi marcado por Emanuel Reixa, aos 39’.

No final do encontro, Rui Costa, treinador do GDM, mostrou-se agradado com o compromisso dos seus jogadores e reforçou o papel do grupo sobre a individualidade. “Hoje fomos sérios, abordámos este jogo com responsabilidade e com vontade de mostrar um bom espetáculo. Nos primeiros cinco minutos acertámos quatro vezes nos postes, mas mantivemos a concentração e o resultado surge com naturalidade. Continuaremos com este foco, mantemos a ambição de ser melhores e dificultaremos a vida dos nossos adversários. O Zé João esteve bem, como costuma estar, ele é um dos grandes jogadores desta equipa, como outros. O Macedense vive do conjunto das individualidades e da capacidade deles em realizar coisas diferentes e importantes.”

António Amaral, técnico da Retaxo, assumiu a incapacidade da sua equipa em demonstrar o seu real valor. “Este foi um resultado imprevisível tendo em conta a capacidade da minha equipa. Não estivemos em jogo, nada correu bem e os jogadores devem retirar ilações. Estes resultados desnivelados não podem acontecer entre duas equipas equilibradas no seu valor. A diferença esteve em quem quis mais vencer e divertir-se a jogar. Faltou-nos essa vontade e o resultado ajusta-se”.

Com esta vitória, o Macedense soma 7 pontos em 13 jogos realizados, mantendo o décimo primeiro posto da tabela classificativa. A ADR Retaxo ocupa o 10.º lugar com 9 pontos e 12 partidas disputadas. Na próxima jornada, agendada para o dia 9 de abril, o GD Macedense visita o Ladoeiro, atual 7.º classificado.

Foto: Guilherme Moutinho

 

Assinaturas MDB