Mirandela

Restaurantes e cafés de Mirandela obrigados a fechar portas às 20 horas nos dias 31 de julho e 1 de agosto

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2020-07-23 17:21

Em situação normal, as festas de Mirandela em honra de Nossa Senhora do Amparo, teriam o seu início agendado para o próximo sábado, dia 25 de julho, e as grandes atividades concentradas nos dias 31 de julho, com a Noite dos Bombos, e no dia 1 de agosto com a procissão e a noite de fogo-de-artifício.

No entanto, devido à pandemia da Covid-19, já há dois meses que a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) decidiu cancelar todas as festas e romarias dos nove concelhos que integram esta Comunidade Intermunicipal, incluindo Mirandela.

Ainda assim, e por forma a precaver possíveis ajuntamentos em noites tão emblemáticas para os mirandelenses, o executivo da câmara Municipal reuniu com várias entidades do concelho, incluindo as forças de segurança e delegação concelhia da autoridade de saúde pública e decidiu tomar medidas excecionais para aplicar nos dias 31 de julho e 1 de agosto.

“Encerrar os estabelecimentos de restauração e bebidas, a partir das 20 horas, nos dias 31 de julho e 1 de agosto, podendo apenas funcionar em regime de take-away, é apenas uma delas”, avança a presidente do Município. “Também todas as situações relacionadas com o lançamento de fogo-de-artifício foram proibidas tal como a venda e consumo de bebidas alcoólicas nos dias 31 de julho e 1 de agosto. São medidas preventivas apenas na freguesia de Mirandela para evitar concentração de pessoas e em conjunto com as autoridades de saúde para que não haja problemas. Pedimos aos mirandelenses e a todos os amigos que, caso venham a Mirandela, festejem em casa junto com as famílias”, apela Júlia Rodrigues.

Medidas a aplicar tomando em consideração possíveis ajuntamentos que poderiam ter consequências incalculáveis sob o ponto de vista da possibilidade de se estar a potenciar uma possível cadeia de transmissão do novo coronavírus. “Vivemos uma situação extraordinária em termos epidemiológicos e por consenso decidiu-se não realizar as festividades normais. As razões têm a ver com o risco acrescido que seria virem muitas pessoas de fora que não conseguíamos controlar possíveis focos de infeção adicionais”, conta Rui Ferreira, delegado de saúde do concelho de Mirandela.

O juiz da confraria de Nossa Senhora do Amparo concorda com esta tomada de posição. Sílvio Santos diz ser preferível adiar por um ano os festejos e salvaguardar a saúde pública. “Por muito frustrante que possa ser não podermos celebrar as festas, temos de ser conscientes. Resta-nos fazer o apelo para que as pessoas sintam o momento dentro das suas casas e melhores dias virão. Podemos ajustar na perfeição esta máxima de que é preferível perder uma festa na vida do que a vida numa festa”.

Diga-se que as novenas começam esta quinta-feira, mas sem presença física, que pode acompanhar na rede social do facebook da confraria e na Terra Quente FM, às 21,00 horas. O mesmo esquema será utilizado para a missa do dia de Nossa Senhora do Amparo, no dia 1 de agosto a a partir das 18,30 horas.

Também Rui Barreira, da organização da Noite dos Bombos de Mirandela, está convencido que “foi a melhor decisão para o bem de todos” e sugere que, na noite de 31 de julho, se assinale a famosa noite dos bombos com “uma ruidosa atuação nas janelas e varandas das casas da cidade”.

O comissário da PSP de Mirandela admite que estava preocupado com alguns posts que têm vindo a circular nas redes sociais, nos últimos dias, cujo conteúdo apelava à organização de vários grupos de pessoas para se juntarem na noite de 31 de julho, naquela que seria a data da celebração da famosa Noite dos Bombos de Mirandela.
“Sei que é uma tradição muito antiga, mas não é boa altura para fazer. Vamos reforçar o efectivo com uma unidade especial de polícia de acordo com a resolução”, adianta José Pascoal, apelando à compreensão de todos para que a lei seja cumprida e avisa que quem não respeitar, “as coimas são pesadas".

Recorde-se que não são permitidos ajuntamentos (limitados a 20 pessoas), com penas pesadas para quem não cumprir, estando previstas contraordenações: de 100 a 500€ (pessoas singulares) e de 1.000 a 5.000 (pessoas coletivas).

Diga-se ainda que está proibida a venda ambulante em Mirandela até ao dia 2 de agosto e que foi renovado o Despacho de Declaração de Alerta de Âmbito Municipal, a vigorar até ao dia 15 de agosto

Assinaturas MDB