Bragança

Santa Casa com 98 utentes e 30 funcionários infetados

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2020-10-08 18:24

A Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) contabiliza 98 utentes e 30 funcionários infetados todos das três estruturas residenciais para idosos. Já foram testadas cerca de 700 pessoas, ou seja "todo o universo" da IPSS referiu José Fernandes, mesário da IPSS, num balanço feito esta tarde de quinta-feira. Em falta estão os resultados de 30 testes "transversais a várias valências".

Ainda segundo José Fernandes estão internados três utentes no hospital da cidade de Bragança. Para já não apurou na totalidade o que correu mal SCMB, porque a situação covid-19 está a ser estuada, no entanto José Fernandes admitiu que " é óbvio que falhou alguma coisa" e que "será escalpelizada e corrigida porque ainda estamos a meio da avaliação".

Ontem nesta instituição morreram quatro mulheres, de 78, 83, 88 e 95 anos. Três morreram na unidade hospitalar local e uma na instituição. Dos idosos que testaram negativo, 19 foram transferidos para um hotel e os restantes por estarem acamados continuam na instituição. José Fernandes indicou que nas valências para a infância todos os funcionários e professores testaram negativo, tal como na Unidade de Cuidados Continuados "onde ainda não há positivos".

Os cuidados médicos da Unidade Local de Saúde do Nordeste foram reforçados esta manhã, em colaboração com a Unidade Local de Saúde do Nordeste, que passou a contar com o apoio de uma equipa constituída por quatro médicos e três enfermeiros. A Misericórdia tem esperança que a Brigada de Intervenção Rápida Distrital, com dois enfermeiros e cinco auxiliares, cuja missão termina hoje, se mantenha na SCMB e que renove por igual período, uma vez que ali permanece há cinco dias.

Assinaturas MDB