Nordeste Transmontano

Sindicato dos Enfermeiros reivindica medida que já foi tomada há um ano

Publicado por AGR em Qui, 2020-07-23 10:51

Cinco dirigentes sindicais e um enfermeiro manifestaram-se esta terça-feira à porta do hospital de Bragança reivindicando a integração dos enfermeiros especialistas na respetiva carreira e a contratação de mais profissionais pela ULS.

Em declarações aos jornalistas, Alfredo Gomes, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, garantia que há pelo menos 50 profissionais na Unidade Local de Saúde do Nordeste à espera de ver o título de especialista reconhecido na carreira.

A falta de reconhecimento da formação e de progressão nas carreiras com um atraso de mais de dois anos foram os principais problemas da classe apontados pelo sindicado nas unidades de saúde do distrito de Bragança.

Alfredo Gomes disse ainda que a ULS do Nordeste “é uma das instituições, no país, onde há mais enfermeiros especialistas que não transitaram” na carreira para uma categoria compatível com a formação.

“Aqui, pelas nossas contas e pelas situações que nos chegaram, são pelo menos aí uns 50 enfermeiros”, afirmou.

Contudo, em comunicado, a administração da ULS esclareceu já que “a 1 de julho de 2019 transitaram para a categoria de Enfermeiro Especialista 176 enfermeiros da ULS do Nordeste, a totalidade dos profissionais de enfermagem que reuniam as condições legalmente exigidas para tal”.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB