Ciclismo

Torre de Moncorvo regressa à Volta a Portugal 88 anos depois

Publicado por AGR em Sáb, 2019-06-08 21:00

Torre de Moncorvo está de regresso à Volta a Portugal em Bicicleta em 2019, 88 anos depois de ter acolhido a partida da segunda edição.

A sexta etapa, que vai ligar Torre de Moncorvo a Bragança, tal como aconteceu em 1931, tem, desta vez, 189,2 quilómetros e está prevista para dar o arranque da segunda semana de prova.

“Para já, o acordo é por um ano”, revelou ao Mensageiro Nuno Gonçalves, presidente da Câmara da Capital do Ferro.

“Foi uma forma de atrair não só a população residente mas, também, os emigrantes. É a forma mais democrática de as pessoas verem uma grande prova nacional, ter o contacto com as pessoas, com toda a caravana”, vincou o autarca.

Nuno Gonçalves espera que o mediatismo que envolve a maior prova desportiva do país tenha “um impacto relevante”. “Temos uma pecha, em termos de oferta turística, mas temos de trabalhar nisso com os privados. Mais do que dar a conhecer, queremos reafirmar o nome de Torre de Moncorvo e a excelência da nossa gastronomia, com especial enfoque para a amêndoa coberta”, sublinhou.

A partida está marcada para as 12h25 e a chegada prevista para as 17h28, o Parque do Eixo Atlântico, em Bragança, depois de o pelotão passar por Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Vimioso, chegando a Bragança pela zona de Gimonde. Pelo meio, três contagens de terceira categoria.

O calor será o principal inimigo do pelotão em terras transmontanas.

O dia seguinte, 08 de agosto, liga Bragança a Montalegre, num percurso com 156,6 quilómetros. A partida será na zona do jardim da Braguinha.

A partida está marcada para as 12h55 e a chegada para as 17h23, no alto da Serra do Larouco, a segunda mais alta de Portugal Continental.

Assinaturas MDB