Nordeste Transmontano

ULS recebeu 59 médicos internos

Publicado por . em Qui, 2023-01-19 10:59

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu as boas-vindas aos 59 médicos internos que ingressaram este ano na instituição, numa cerimónia conjunta com a Ordem dos Médicos, que decorreu na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, em Bragança.

Este ano, ingressaram na ULS do Nordeste, 46 médicos internos de Formação Geral e 13 de Formação Especializada nas áreas de Cuidados de Saúde Hospitalares (sete), de dois Cuidados de Saúde Primários (cinco) e de Saúde Pública (um), que vão aprofundar a sua formação clínica nas diferentes Unidades de Saúde da Instituição.

Durante a cerimónia foi enaltecida a capacidade formativa da ULS do Nordeste, bem como a oportunidade oferecida aos jovens médicos para desenvolverem projetos de intervenção e de investigação clínica, numa ótica de proximidade com os pares, tendo em vista a introdução de melhorias significativas para os utentes ao nível da prestação de cuidados de saúde. A hospitalidade da cidade de Bragança foi, igualmente, enaltecida como uma vantagem ao nível da fixação dos clínicos, incluindo para aqueles que se deslocam de outras zonas do país.

Recorde-se que, o Governo vai lançar em 2024 um programa de formação partilhada para atrair jovens médicos aos hospitais de territórios pouco povoados, um modelo que dará aos interessados benefícios salariais e de habitação.

O programa chama-se “Mais Médicos” e aplicar-se-á às sete unidades hospitalares localizadas em Bragança, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Portalegre, Santiago do Cacém e Beja. A revelação foi feita pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que adiantou estar a trabalhar com a Ordem dos Médicos para que o Modelo de Formação Partilhada arranque no início do próximo ano.

Assinaturas MDB