Um olhar sobre Trás-os-Montes Parte II
Em Chaves há muito dinamismo por parte dos aviadores que lá vivem e de outros que a vida empurrou para fora da “Aquae Flavie”.
A cidade de Chaves merece um aeroporto secundário e ele está mesmo à porta da cidade. Só é necessário estudarem-se as condições necessárias a esse desideratum. Como transmontanos temos por obrigação defender Chaves. Vivemos alguns anos na Pensão Comércio, situada na altura no lado esquerdo da ponte romana de quem vem das Caldas.
Esta pensão era do senhor Capitão Souto, grande amigo de meu pai Filinto Lisboa. Ele e a minha mãe durante vários anos detiveram a gerência da Comércio.
Np meio destas recordações, temos ainda em Chaves antigos colegas do 6ºe 7º anos de Vila Real durante os anos de 55 e 57. Pessoas, só me lembro da Drª Ilda Guerra e dos Guimarães. Haverá, e ainda bem, muitos mais, a quem peço desculpa por este lapso de memória.
Finalmente, chegou o momento de se encontrar um sistema de rápida mobilidade em Chaves. Esse sistema está posicionado no aeródromo que quase não tem asfalto na pista, a qual precisa de ser alinhada com os ventos dominantes.
O estarem desalinhados aqui é normal. O traçado correcto da pista do aeródromo é paralelo à estrada para Vidago. É urgente que as entidades competentes se debrucem para a necessidade das carreiras aéreas Tires – Viseu – Bragança passarem por Chaves. No presente, com o fecho do aeródromo de Volta Real para aviões de Asa Fixa as carreiras Tires – Viseu – (Vila Real?) – Bragança podiam passar por Chaves.
Mais: a cidade de Chaves, face ao seu desenvolvimento, precisa de uma ligação aérea ao Porto. De Chaves ao Porto, por estrada, com as melhorias existentes, são cerca de 200 Km. Uma aeronave, do tipo de as que operam actualmente, faz este percurso em cerca de 15 ou 20 minutos.
Mo meio disto tudo, o momento em que escrevemos, situa-se nas eleições autárquicas, nas quais muitos responsáveis também não são devidamente referenciados. Mas a honestidade e o sentido de bem fazer têm sido o seu lema. O nosso muito obrigado.