Abertura do Concurso para a Requalificação da estrada Vinhais-Bragança no valor de 24 milhões de euros
A Câmara de Vinhais anunciou esta sexta-feira a abertura do procedimento concursal para a requalificação da Estrada Nacional 103, que liga esta concelho a Bragança, um projeto de “suma importância”, segundo o município, avaliado em 24 milhões de euros, na primeira fase. “Este marco representa um compromisso cumprido, mas também o início de uma transformação há muito esperada para a região”, explicou a mesma fonte da Câmara, liderada por luís Fernandes, eleito pelo Partido Socialista.
O anúncio oficial foi publicado quinta-feira, 7 de março, em Diário da República, “marcando o início de uma jornada rumo à concretização de uma promessa que atravessou anos e governos sucessivos. Agora, finalmente, testemunhamos a materialização dessa promessa em passos firmes e tangíveis”, acrescentou a fonte vincando que “a urgência e a justiça desta obra para o concelho de Vinhais não podem ser subestimadas. Trata-se de uma necessidade premente que, finalmente, recebe a atenção e os recursos que merece”.
O objetivo primordial deste projeto é estabelecer uma via transversal eficiente e segura entre Vinhais e Bragança, ligando dois dos principais eixos rodoviários nacionais de relevância internacional: o IP3/A24 e o IP4/A4.
A requalificação vai abranger a reabilitação do pavimento, a modernização dos equipamentos de sinalização e segurança, a otimização da rede de drenagem e a suavização do traçado em curvas de menor visibilidade e a construção de duas variantes. “Tudo isso visa não só melhorar a infraestrutura existente, mas também garantir um ambiente rodoviário mais seguro e eficiente para todos os utilizadores”, indicou o município.
O prazo para a apresentação das propostas está definido até 15 de abril de 2024.