Mogadouro

Agricultores do Nordeste Transmontano exigem que Governo declare situação de seca na região

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-05-18 09:18

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e os agricultores nordestinos exigiram, em Mogadouro, que o Governo inclua a região transmontana e duriense na situação de seca, justificando que neste território já se verifica um teor de água nos solos extremamente baixo (abaixo dos dez por cento).
“O Governo, ao não considerar o território transmontano e o duriense em situação de seca, deixou os nossos associados degradados e desmotivados. Embora este território ainda não esteja numa situação de seca extrema, são já visíveis os sinais da falta de água nos solos, o que interrompeu o ciclo da colheita de forragens para a alimentação animal, disse o dirigente da CNA, Vítor Rodrigues.
Para o mesmo responsável é já notório um conjunto de consequências que “são visíveis e irreversíveis” nas culturas agrícolas, devido à falta de água nos solos que deixaram de ter capacidade de produzir alimento para animais, numa altura em que os estábulos deveriam estar cheios de forragens tais como aveia, palha e feno.

Assinaturas MDB