Mogadouro

Agricultores pedem declaração de seca no Planalto Mirandês

Publicado por Glória Lopes em Sex, 2023-05-12 18:11

A situação dramática a que chegaram os produtores de gado do Planalto Mirandês, que estão à beira de ficar sem alimento para os animais, levou-os a reivindicar hoje a declaração de seca para este território, à semelhança do que já aconteceu no sul do país.
Os criadores queixam-se que já não têm alimento para os animais, que, praticamente, gastaram todas as reservas que tinham armazenadas até à nova colheita, e que as forragens não crescem devido à falta de chuva, o que vai comprometer também o ano de 2024. “A declaração de seca permitiria mitigar ou aliviar a situação dramática que os agricultores enfrentam devido à seca, uma vez que há dificuldades em comprarem alimento em Espanha, onde também escasseia. Muitos produtores podem desistir da atividade e vender os animais”, alertou Vítor Rodrigues, em representação da Confederação dos Agricultores Portugueses (CNA).
A Associação para o Desenvolvimento Agrícola e Rural das Arribas do Douro, sediada em Mogadouro, solicitou a intervenção da CNA para os apoiar nesta reivindicação junto do Ministério da Agricultura.
LEIA A REPRATGEM COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO MENSAGEIRO DE BRAGANÇA

Assinaturas MDB