Miranda do Douro

Cancioneiro tradicional mirandês enriquecido com novo disco “Manantial” de Lúria

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2024-04-04 09:54

A dupla de origem mirandesa Lúria apresentou o seu primeiro disco de originais, “Manantial”, composto por nove temas que fazem parte do cancioneiro tradicional da Terra de Miranda e ao qual acrescem sonoridades mais atuais e instrumentos de orquestra.
Abílio Topa, um dos membros deste duo, explicou que se trata de uma experiência musical onde são conjugados vários instrumentos de orquestra com as sonoridades da música tradicional mirandesa, como é o caso da gaita-de-foles, a flauta pastoril, a caixa e o bombo.
“Tentamos fazer uma experiência musical com instrumentos fora da tradição mirandesa como o violino, trompas, trompetes, contrabaixos, entre outros que fazem as ligações mais tradicionais. O objetivo passa por criar melodias dentro do cancioneiro tradicional da Terra de Miranda, para que este não se perca”, explicou o também estudioso da língua e música de raiz mirandesa.
Os Lúria são um duo que integra Abílio e Ângela Topa (pai e filha), e que entram numa fase de experiência musical que tem como base o cancioneiro tradicional, que deu origem a este novo trabalho discográfico com o nome de “Manantial”.
“Para que a nossa música mirandesa se mantenha viva para o futuro é necessário renovar, e o disco ‘Manantial’ pode ser um começo desta renovação”, explicou.
Os temas musicais que integram este trabalho foram recolhidos junto da sabedoria popular por musicólogos como Michel Giacometti ou Mário Correia.
Lúria, em mirandês, é uma corda com que se aperta a carga do carro de bois.
O disco “Manantial” foi gravado no estúdio Quarta Vaga, com produção de Lino Lobão e com a participação musical de Lino Lobão, Catarina Lobão e Firmino Almeida.
O disco é apresentado em suporte físico e nas plataformas digitais.

Assinaturas MDB