Nordeste Transmontano

Covid-19: 543 recuperados e 388 casos novos no fim de semana, incluindo o presidente da Câmara de Macedo

Publicado por Fernando Pires/AGR/FP em Ter, 2021-01-26 00:52

O mais recente boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança, relativo à situação pandémica dá conta de mais recuperados (543) do que novos casos de infeção (388), desde a passada sexta-feira, incluindo Benjamim Rodrigues, o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, que se junta a Eduardo Tavares, autarca de Alfândega da Fé, que ficou infetado na semana passada.

Segundo uma nota do município macedense, "Benjamim Rodrigues testou positivo para a COVID-19, encontrando-se neste momento em confinamento domiciliário durante um período de 10 dias, como decretado pela autoridade de Saúde local, e apenas registando sintomas ligeiros".
"Para além de Benjamim Rodrigues, outros elementos do gabinete da presidência testaram positivo à COVID-19. Já foram também identificados todos os potenciais contactos de risco e tomadas as medidas indicadas pelas autoridades de saúde", lê-se ainda.

Houve uma redução dos casos ainda ativos no distrito, sendo agora 1580, menos 158 face a sexta-feira, já que também foram oficializadas mais três mortes associadas à Covid-19, faltando ainda contabilizar, pelo menos mais de uma dezena de óbitos, que tem a ver com o processo moroso de transmissão dos dados das certidões de óbito.

Como não é possível perceber o número de novos casos e de recuperados por cada concelho, resta fazer a comparação com o número de casos ainda ativos, relativamente ao que acontecia na passada sexta-feira.

Apesar de ter havido um número superior de recuperados, há cinco concelhos que viram aumentar o número de casos ativos de infeção, ou seja, tiveram certamente mais novos casos do que pacientes curados. Estão neste lote os concelhos de Alfândega da Fé com mais 15 casos ativos, Freixo de Espada à Cinta com mais 14. Mirandela com mais 8 casos ativos (o surto de covid-19 nos bombeiros de Mirandela soma 10 infetados e 5 elementos em isolamento profilático, depois de efetuados os testes a todo o corpo ativo, constituído por cerca de 70 elementos).

Vila Flor com mais 4 casos ativos e Carrazeda de Ansiães com mais 1 caso, são os restantes concelhos com um aumento de casos ativos.

Pelo contrário, 7 concelhos diminuíram o número de casos ativos, face à passada sexta-feira: Mogadouro tem menos 68, Miranda do Douro menos 56, Macedo de Cavaleiros menos 36. Bragança menos 23. Vimioso reduziu 12 casos ativos. Vinhais tem agora menos 7 e Torre de Moncorvo menos 1 caso ativos.

Até esta segunda-feira, estão confirmados 8581 casos desde que começou a pandemia. Há 6872 pacientes já recuperados e estão oficializadas 129 mortes associadas à Covid-19.

Entretanto, o Lar São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, distrito de Bragança, registou a terceira morte de uma utente associada à covid-19, tratando-se de uma mulher com 97 anos, disse esta segunda-feira, o provedor da instituição.
"Temos a lamentar o terceiro óbito na instituição que foi registado na noite de sábado. Trata-se de uma senhora com 97 anos que tinha múltiplas patologias associadas", disse João Henriques.

Atualmente, no Lar São João de Deus há 42 utentes e 18 funcionários infetados com o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

O provedor explicou que "durante quase um ano foi conseguido que o novo coronavírus não entrasse nos três lares tutelados pela misericórdia e na Unidade Cuidados Continuados (UCC)".

Segundo João Henriques, há dois utentes hospitalizados e todos "estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros”.

O primeiro caso de infeção na Estrutura Residencial São João de Deus, que conta com 84 utentes e 64 funcionários, aconteceu no início do ano.

O provedor disse ainda que nas outras valências da Misericórdia já foram vacinados 85 utentes e 70 funcionários.

Em todo o distrito de Bragança restam ainda 1580 casos ativos, espalhados pelos 12 concelhos:

BRAGANÇA 460
MIRANDELA 324
ALFÂNDEGA 142
MOGADOURO 132
VINHAIS 119
MIRANDA 112
VILA FLOR 101
MACEDO 94
FREIXO 39
MONCORVO 27
CARRAZEDA 19
VIMIOSO 11

Assinaturas MDB