Escola Crescer vence FCMA pela margem mínima no arranque do Distrital de Sub-16 (com galeria)
A Escola Crescer venceu o Futebol Clube Mãe d’Água, por 2-1, em jogo disputado, este sábado, no Parque Desportivo de Santa Apolónia (IPB), a contar para a primeira jornada do Campeonato Distrital de Sub-16.
O jogo entre as duas equipas da cidade de Bragança mostrou-se bastante equilibrado, com os tricolores a serem a equipa mais decidida e a criar mais oportunidades no primeiro tempo. A assertividade dos visitantes foi recompensada ao minuto 22, com Gonçalo Pires a quebrar o nulo, recebendo um passe de Freitas e finalizando ‘solto de marcação’.
Reagiu a Escola Crescer, aos 35’, que numa transição rápida, pediu grande penalidade por mão na bola de Lucínio. Sem dúvidas aparentes, o árbitro Bruno Cordeiro assinalou o castigo máximo que daria o empate aos visitados, por Diogo Dinis.
Na segunda metade, aos 55’, na sequência de um pontapé de canto, Francisco Fernandes aproveitou uma série de ressaltos para selar o triunfo dos estudantes brigantinos.
No final do dérbi citadino, o técnico da Escola Crescer, Tiago Braga, sublinhou o bom futebol apresentado pelas duas equipas. “Acredito que a primeira parte foi bem disputada por ambas as equipas, num jogo em que ambos os conjuntos procuraram explorar as fragilidades do adversário. Conseguimos boas oportunidades, num jogo de futebol de qualidade, onde creio que merecemos os três pontos contra um adversário de grande valia, que conta com muitos atletas sub-14 e que certamente terá uma palavra a dizer na competição. Os objetivos desta equipa consistem em competir jornada a jornada, sem qualquer pressão de metas definidas, cientes das limitações de um plantel reduzido, e apresentar uma equipa capaz de competir contra qualquer adversário."
Para Daniel Santos, treinador do FCMA, a boa resposta dos seus jovens jogadores merecia outro desfecho. “Foi uma partida onde dominámos o primeiro tempo, com oportunidades claras para apresentar um resultado mais dilatado do que o 0-1 ao intervalo. Contudo, no segundo tempo entrámos apáticos e diante de um adversário com a qualidade da Escola Crescer, essa apatia paga-se caro. Ainda fomos atrás do resultado, mas não fomos felizes. O empate seria o resultado mais justo, mas o futebol não vive de justiça. É a primeira jornada e nada está perdido ou ganho. Acima de tudo, estou muito orgulhoso pelo esforço destes atletas. Comecei o jogo com 4 atletas Sub-13, neste escalão de Sub-16, com os mais velhos a apoiarem os mais novos. Este é um grupo muito unido e acredito que a resposta será dada já no próximo jogo”.
A próxima jornada está marcada para o dia 4 de novembro com o seguinte alinhamento: Leão Negro-Bragança ‘B’; Vinhais-Mirandês; Mirandela ‘B’-Crescer; FCMA-Moncorvo e Mogaodurense-Mirandela ‘A’.
Destaque nesta jornada para a vitória do Mirandela ‘A’ diante da seua equipa ‘B’, por 21-0, nos restantes jogos disputados o Moncorvo perdeu 0-2 com o Macedo e o Mirandês venceu o Leão Negro, por 1-2.
Fotos: Guilherme Moutinho