Galitos A/Knock-Out conquista Taça Nacional Sub-14 Feminina em Bragança (com galeria)
O Pavilhão da Coxa, em Bragança, foi o palco da Final Four da Taça Nacional Sub-14 Feminina de Basquetebol, evento realizado ao longo deste fim de semana, no qual a equipa “Galitos A/Knock-Out" conquistou o troféu, marcando assim a sua quinta edição.
A formação aveirense do Galitos A/Knock-Out demonstrou o seu estatuto de favorito ao vencer com distinção o SC Farense, por 76-48, com os parciais de 16-10, 27-11, 17-11 e 15-16, numa partida onde brilharam Deluna Moreno (14pts) e Rita Fernandes (13pt), pelos Galitos.
No final da partida, João Basto, treinador do Galitos, considerou a vitória justa. “Este troféu é inteiramente merecido. As nossas jogadoras demonstraram uma superioridade inquestionável em campo, refletida claramente no resultado alcançado”.
Este evento contou com a organização da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), da Associação de Basquetebol de Bragança (ABB) e das Estrelas Brigantinas, com o apoio do Município de Bragança.
Para António Frade, vice-presidente da FPB, este evento representa uma celebração da proximidade e uma excelente oportunidade para promover a modalidade. “As Taças Nacionais dos escalões de formação poderiam ser designadas como os “Campeonatos da Inclusão”, já que um dos principais objetivos da FPB é expandir o basquetebol para áreas onde a sua promoção é mais desafiante. Estes eventos contam com o apoio inestimável das associações, nomeadamente a Associação de Basquetebol de Bragança (ABB), e merecem os nossos sinceros parabéns pela organização exemplar”.
Marcelino Martins, presidente da ABB, realçou o crescimento da modalidade na região. “Estes eventos servem como incentivo para os jovens que desejam integrar as equipas de formação dos três clubes do distrito de Bragança, contribuindo também para o retorno económico e turístico da cidade transmontana. O basquetebol em Bragança está em franco crescimento, com os clubes a apresentarem escalões de formação cada vez mais consolidados, com estruturas mais competentes e organizadas.”
Também João Pedro Rebelo, Presidente das Estrelas Brigantinas, considerou que esta competição serve como um excelente cartaz para a modalidade. “As Estrelas Brigantinas apostam forte no basquetebol feminino e esperamos atrair mais atletas com este evento. É de louvar a descentralização de grandes eventos desportivos para motivar os atletas e promover o desporto, lembrando que juntamos cerca de 60 pessoas só nas comitivas das 4 equipas participantes”.
O Município de Bragança não faltou a esta celebração do basquetebol de formação, estando representado pelo autarca Paulo Xavier que enfatizou a importância social do desporto. “A autarquia tem apostado fortemente no desporto de formação, incentivando os jovens a serem cada vez mais participativos e responsáveis. Acreditamos que o desporto é uma ferramenta poderosa para transmitir os melhores valores e ensinamentos, essenciais para o desenvolvimento pessoal e social. A modalidade do basquetebol, em particular, apresenta um crescimento sustentado na nossa comunidade, com um número crescente de praticantes. Este sucesso deve-se, em parte, ao apoio de uma organização dedicada, que proporciona inúmeras oportunidades aos seus entusiastas”.
Antes da final, foi disputado o encontro de atribuição do terceiro e quarto lugar, no qual as madeirenses do CDE F. Franco venceram as açorianas da Boa Viagem por 44-53.
Fotos: Guilherme Moutinho