Mogadouro

Governo e município anunciam apoios de 15 euros por hectare para evitar perda total da vinha após mau tempo

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2019-07-15 15:20

A Direção Regional de Agricultura e o município de Mogadouro anunciaram hoje um apoio de 15 euros por hectare para evitar a perda total da colheita em cerca de mil hectares de vinha afetados pelo mau tempo de sábado.
"Hoje podemos dizer que foram afetados cerca de mil hectares de vinha e vamos apoiar os tratamentos. Na vinha é importante que os agricultores avancem de imediato com ações preventivas mais cicatrizante com uma boa percentagem de cálcio, sendo certo que esta ação terá de ser executada na primeira horas após os estragos. Há ajudas por parte da Direção Regional de Agriculta e do município de Mogadouro de 15 euros por hectare", disse a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Carla Alves.

Depois dos apoios, agora anunciados, os técnicos do ministério da Agricultura estão ao dispor para ajudar nas questões mais técnicas.

"Cada viticultor tem um registo em função do qual será efetuado o apoio e perceber a área que foi afetada pela intempérie. Os técnicos do ministério da Agricultura vão continuar no terreno nos próximos dias", vincou a responsável.

O presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, disse que ao nível de seguros de colheita, o Governo já apoia os agricultores e que o município nada poderá fazer nesta matéria.

Assinaturas MDB