Guarda-redes Débora Costa brilhou no dérbi distrital
A Associação Desportiva de Paredes impôs um empate a uma bola ao SC Mirandela, este sábado (12), no cumprimento do jogo em atraso relativo à jornada 8 do Campeonato Nacional Feminino de Sub-19, e, impediu as mirandelenses de alcançarem o segundo lugar na tabela à frente de SC Braga.
No Campo do CEE, a guarda-redes Débora Costa, na estreia pela AD Paredes, teve um papel fundamental na divisão de pontos no dérbi distrital. Um reforço para Honório Martins que se mostrou em excelente plano e mereceu elogios rasgados de ambos os treinadores.
Aliás, a primeira ocasião de perigo é da mesma guarda-redes, que aos 6’, num pontapé de saída obriga Juliana Sá a defesa apertada. Aos 12’, foi a vez de Débora Costa negar o golo a Sara Cordeiro que tentou de canto direto desbloquear o nulo. A primeira parte teve sinal mais do Mirandela, com Beatriz Gonçalves (16’) e Margarida Sá (18’) a disporem de boas oportunidades para marcar. O golo surge pouco depois, aos 20’, após bom trabalho de Sara Cordeiro. A avançada mirandelense recebe o passe de Beatriz Gonçalves e em zona frontal enquadra-se para o primeiro e único golo do primeiro tempo.
As brigantinas voltaram melhor do balneário e, aos 39’, num remate colocado de Cláudia Garcia empataram a partida. Até ao fim, o Mirandela ainda dispôs de duas oportunidades, mas Débora Costa impediu as mirandelenses de festejar.
No rescaldo da partida, Honório Martins, treinador da AD Paredes, deixou elogios à exibição da sua equipa. “Finalmente tenho a minha guarda-redes, que esteve meia época para ser inscrita e estreou-se hoje, o que mudou a maneira de jogar da minha equipa. Realizaram um excelente jogo e estou muito orgulhoso delas. Este dérbi foi especial, contra uma equipa que na semana passada venceu na casa do primeiro classificado, o Vitória SC, e mostrámos que a vitória assentava melhor do nosso lado. Este é o trabalho que efetuamos durante a semana e é para isso que ando cá, para passar valores de entrega e luta com lealdade e respeito.”
Do lado oposto, Ricardo Gomes, treinador do SC Mirandela, não escondeu alguma frustração no resultado obtido. “O Sport Clube Mirandela foi a única equipa que mereceu ganhar esta partida. Na primeira parte tivemos muitas ocasiões para decidir a partida e não conseguimos. No segundo tempo o golo fortuito da Ad Paredes e muitas perdas de tempo deixaram as minhas atletas algo nervosas. Acredito que com mais calma conseguíssemos finalizar e vencer a partida, tendo em conta a excelente exibição da guarda-redes da AD Paredes.”
Com este resultado, a AD Paredes mantém o último posto da tabela classificativa agora com 3 pontos, enquanto SC Mirandela com 12 pontos permanece no 3.º posto. Na próxima jornada (9), agendada para dia 26 de fevereiro, a Ad Paredes visita o líder Vitória SC. A formação mirandelense cumpre calendário em jogo relativo à 7.ª jornada, no dia 19 de fevereiro, frente ao SC Mirandela, em casa, às 15h00.
Fotos: Guilherme Moutinho