Incêndio consumiu fábrica de extração de óleo
Dois armazéns de uma fábrica de produção de óleos e de tratamento de baga, no lugar de Latadas (Frechas) no concelho de Mirandela, ficaram completamente destruídos por um incêndio que deflagrou ao final da tarde desta quarta-feira.
"Por volta das 18,20, recebemos um alerta do 112 para um incêndio rural, no lugar de Latadas, quando os primeiros meios chegaram ao local depararam-se sim com um incêndio industrial no complexo de uma unidade fabril e houve a necessidade de uma troca de meios, tendo em conta que se tratava de um incêndio de grandes dimensões, em dois armazéns completamente tomados pelas chamas, com baga a arder, matéria altamente inflamável”, descrevia o comandante dos bombeiros voluntários de Mirandela.
Apesar de se tratar de um incêndio de grandes dimensões, não há registo que vítimas. “Quando as primeiras equipas chegaram ao local depararam-se com os trabalhadores da fábrica numa situação de elevada perigosidade, numa situação difícil de combate ao incêndio com os equipamentos que dispunham, mas felizmente a operação de combate correu bem”, afirma o comandante da corporação.
Os prejuízos são avultados. “Dois armazéns completamente destruídos e o teto de grande parte da unidade fabril também ficou muito afetado”, confirmou Luís Carlos Soares.
O fogo só foi dado como extinto, cerca das três da manhã, desta quinta-feira, tendo destruído dois armazéns da fábrica Mirabaga - que se dedica à produção de óleos e de tratamento de baga.
Apesar de, até ao momento, o proprietário da fábrica não ter respondido às várias tentativas de contacto efetuadas, foi possível apurar que ainda existe um outro armazém que ficou intacto e que permite a continuidade da laboração.
Continuam ainda por esclarecer as causas que levaram à ignição deste incêndio. A investigação está a cargo das entidades competentes.
No combate ao incêndio, estiveram 30 operacionais com o apoio de 16 viaturas.