Mirandela

Início de ano letivo sem grandes constrangimentos no maior agrupamento de escolas do distrito

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2022-09-22 09:37

Os 2045 alunos, perto de 250 professores e cerca de 140 auxiliares de ação educativa são os números do Agrupamento de Escolas de Mirandela (AEM), o maior agrupamento de escolas do distrito de Bragança que incluem estabelecimentos de ensino que vão desde o pré-escolar até ao secundário.
O diretor do agrupamento, Carlos Alberto Lopes, garante que está tudo pronto para o arranque do ano letivo. “Abrimos com todas as unidades orgânicas, salvo alguns constrangimentos na escola Luciano Cordeiro porque se encontra em obras e só está prevista a sua conclusão para maio do próximo ano, pelo que vamos implementar um plano de contingência de forma a que os alunos tenham menos constrangimentos possíveis na sua aprendizagem. Para já, vamos ter as salas de aula necessárias para arrancar o ano lectivo e depois faseadamente vamos recebendo os outros edificados que vão permitir em maio estarmos em pleno”, assegura.
Já quanto ao sistemático problema transversal a todas as escolas do país, da falta de professores, Carlos Alberto Lopes adianta que no agrupamento de escolas de Mirandela as turmas têm praticamente todos os professores atribuídos. “A nossa previsão é que não haverá um número muito significativo de turmas sem professores, até porque este ano há três reservas antes de se iniciar o ano letivo que vêm colmatar as necessidades que vamos tendo por situações imprevistas ou por horários que não são aceites, mas prevemos que não vamos ter grandes constrangimentos”, diz.

Assinaturas MDB