Nordeste Transmontano

José Mário Leite lança novo romance histórico

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2021-12-09 10:33

Acaba de chegar às livrarias o novo romance histórico do escritor moncorvense José Mário Leite, colaborador do Mensageiro de Bragança.
Trata-se de “A formosa Pelicana”, que versa, sobretudo, sobre o período histórico em Torre de Moncorvo sobre Violante Gomes, moncorvense mãe de D. António Prior do Crato, que sucedeu a D. Sebastião no trono de Portugal.

“A Formosa Pelicana é um romance histórico cuja ação se desenrola, principalmente no nordeste e, muito particularmente, em Torre de Moncorvo, num dos períodos mais excitantes do importante burgo nordestino, onde, a par com a mulher mais bela de Portugal, se cruzaram portugueses e espanhóis, cristãos, judeus e marranos, juízes, duques, infantes, almocreves e agricultores, padres, frades, inquisidores e irmãos do Santo Ofício, poetas, clérigos e saltimbancos, homens honrados, mercenários e salteadores, traidores, fiéis, esbirros e espiões, refugiados, aventureiro e invasores”, narra o autor.

Ao longo de mais de quinhentas páginas, José Mário Leite debruça-se sobre vários aspetos dos personagens na sua grandiosidade e pequenez, fidelidade e traição, crença e suspeição, lealdade e conspiração, amor e ódio. A religião, crendice e política, são igualmente abordadas testemunhando dramas, glória, sucessos e infortúnios da Idade Média num dos maiores centros políticos, religiosos e administrativos do norte de Portugal.

Este é o quinto livro a solo escrito por José Mário Leite, e requereu cinco anos de estudo.

“Tem muita pesquisa por trás. Andei cinco anos a pesquisar para me documentar. Tem, depois, a parte do romance, a parte que é ficção. Nos aspetos de que não há registo, é ficcionado. Das partes que há várias versões, escolhi a que mais me interessava”, concluiu, em declarações ao Mensageiro de Bragança.

Assinaturas MDB