Macedense bate Barreirense na lotaria dos penáltis e segue para a quarta eliminatória
O Grupo Desportivo Macedense assegurou este domingo (6), no Pavilhão Escola Secundária Santo António da Charneca, o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de Futsal Placard ao vencer o Futebol Clube Barreirense no desempate nas grandes penalidades, por 6-7.
No final do tempo regulamentar e respetivo prolongamento, o marcador assinalava um empate a cinco bolas. A equipa do Barreiro abriu o marcador na partida, logo aos 0’, por Américo Feliciano. Os restantes golos da formação da margem sul do Tejo foram da autoria de Ângelo Ferreira (7’), Nuno Francisco (11’), Américo Feliciano (16’) e Gonçalo Banha, em período de prolongamento, aos 49’.
O conjunto trasmontano mostrou resiliência e capacidade de sacrifício tendo marcado por intermédio de Vítor Luís (8’ e 23’). Miguel Castro (17’), Patrick Simão (21’) e Zé João, no tempo suplementar, aos 43’.
No desempate das grandes penalidades quem levou a melhor foi a equipa da Macedo de Cavaleiros. Ângelo Ferreira, ao 7.º penálti, permitiu a defesa do guardião Paxa. Em seguida, Ricardo Simão com um remate certeiro deu a vitória para os macedenses.
Pelo FC Barreirense marcaram Gonçalo Banha, Rodolfo Fernandes, Adelino Palma, Paulo Afonso, Bruno Espalha e Américo Feliciano. Já pelo Macedense converteram com êxito Zé João, Pauleta, Patrik Simão, Patrick Aragão, Riquinho e Takumi.
Na análise ao encontro, Rui Costa, treinador do GD Macedense, lembrou o jogo realizado na véspera para o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão [derrota em casa, por 3-8, com o Belenenses] e enalteceu a capacidade de superação da sua equipa. “Neste jogo tivemos um início difícil, pois sentimos muito o peso de dois jogos em menos de 24 horas e o cansaço provocado pela viagem, com índices de concentração e resposta motora mais baixos que o habitual. Com a rotação da equipa e resultado de um enorme esforço coletivo de entrega, humildade e sacrifício, conseguimos entrar na discussão do resultado e equilibrar o jogo”, salientando que “esta vitória, contra um adversário muito forte, só foi possível porque os atletas do GDM se souberam superar e ultrapassar todas as dificuldades físicas e desgaste emocional provocadas por um fim de semana competitivo tão intenso”.
A continuidade do GD Macedense na Taça de Portugal Futsal Placard conhece novo capítulo no próximo sábado, às 16h00, no Pavilhão Parque Desportivo Nogueiró, onde defrontará a Adc Nogueiró Tenões na quarta eliminatória da prova.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho