FUTSAL

Macedense regressa às vitórias com bis de Takumi

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2022-01-22 21:49

O Grupo Desportivo Macedense colocou um ponto final na série de três derrotas consecutivas ao vencer em casa a Associação Desportiva e Cultural de Bairros, por 5-3, em jogo da 5.ª jornada da 2.ª Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Futsal da 2.ª Divisão.

A partida começou com uma atitude ofensiva e dominadora do Grupo Desportivo Macedense que aos 2 minutos de jogo já vencia com golo de Zé João. O universal, de 24 anos, recuperou uma bola a meio-campo e embalou para a baliza, o guardião Fábio Sanhudo realizou bem a mancha ao primeiro remate, mas não conseguiu evitar a recarga.

A formação macedense acelerava nas transições ofensivas apoiada por uma maior posse de bola, mas não aproveitava as ocasiões criadas para garantir um maior distanciamento no marcador. Os rivais de Castelo de Paiva não entraram em pânico e, aos 10’, não desperdiçaram a oportunidade de igualar a contenda. Dani Ferreira, de 27 anos, demonstrou tremenda eficácia ao aproveitar uma bola “perdida”, na entrada da área, para bater um desamparado Vítor Costa.

No retomar da partida, a reação da equipa da casa não se fez esperar. Aos 22’, na sequência de um canto cobrado por Pauleta, Kéké, involuntariamente, desviou a bola para o fundo das redes de Sanhudo.

Minutos depois, aos 29’, o reforço Takumi Mizuno estreia-se a marcar com as cores do GD Macedense. A jogada começa nos pés de Miguel Castro que com uma assistência perfeita concede ao japonês a festa do golo.

Em desvantagem, os “bairristas” foram mais audazes e foram recompensados pela atitude com um golo de grande qualidade técnica de Tiago Torres. O pivot da ADC Bairros foi imparável e garantiu alguma ilusão nos homens de Paulo Azevedo.

Essa réstia de esperança sofreu um duro golpe, aos 37’, com o segundo golo de Takumi. O nipónico mostrou frieza e técnica a contornar Sanhudo para o 4-2. No mesmo minuto, Ricky aproveitou o “cinco para quatro” dos visitantes para fazer golo perante uma baliza deserta.

A fechar as contas, aos 40’, Dani Ferreira aproveitou um bom trabalho de Tiago Torres para fechar as contas no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Rui Costa, técnico do GD Macedense, no final da partida destacou a evolução da equipa e o resultado obtido. “Aquilo que realizámos, foi quanto baste. Fomos uma equipa que a espaços foi muito forte, controlámos o jogo apesar de, em certos momentos, termos arriscado e o adversário soube aproveitar. Temos demonstrado qualidade de jogo, finalizámos as oportunidades conseguidas e podíamos ter feito mais. A equipa está bem e a recuperar da paragem de um mês que coincidiu com as festas natalícias, o que dificulta a recuperação.”

A exibição do reforço Takumi Mizuno mereceu os elogios do técnico macedense. “O Takumi tem trabalhado connosco desde setembro, é um jogador que acrescenta muito valor e é uma referência na profundidade de jogo. Estávamos limitados e a adaptar jogadores para aquela posição e o Takumi permite ter mais opções. É isso que queremos, um plantel mais homogéneo, para conseguirmos uma rotação mais simples”.

O técnico da formação da ADC Bairros, Paulo Azevedo, mostrou-se resignado com o desfecho do encontro. “Perspetivámos um jogo equilibrado entre duas equipas que ainda não pontuaram nesta fase, sendo que o nosso objetivo já estava alcançado ao atingir a Fase de Campeão. O Macedense foi mais competente que nós e mereceu ganhar. Criámos poucas oportunidades nesta partida, ao contrário de outros jogos, mas demonstrámos eficácia. O problema não foi a finalização, mas sim a criação de jogadas de perigo”.

Com este resultado, o GD Macedense alcança os primeiros pontos nesta fase e salta para o 9.º lugar da tabela com 3 pontos. A ADC Bairros continua de lanterna vermelha na mão com zero pontos em 4 jogos realizados. Na próxima jornada, o GD Macedense viaja à Madeira para defrontar o Marítimo. A partida está agendada para dia 29 de janeiro, às 16:00.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB