Mais de 1100 alunos colocados no IPB na primeira fase
Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/24 foram colocados 1166 novos alunos no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), mantendo-se entre as instituições com melhor desempenho na atração de novos alunos.
As colocações da 1ª fase, considerando todo o sistema nacional público de ensino superior, diminuíram cerca de 1 % face ao ano anterior. O IPB, colocou 1166 alunos nesta 1ª fase, menos 11 do que no ano anterior, em linha com a variação nacional. “O IPB é o quarto Politécnico que mais alunos coloca (só sendo ultrapassado por Porto, Lisboa, Coimbra e Leiria)”, referiu fonte da instituição.
Os cursos com maior procura, que esgotaram todas as vagas na primeira fase, são da área da saúde (Enfermagem e Fisioterapia), mas outras áreas, como sejam a gestão, línguas, arte e design, solicitadoria e outros registaram uma boa adesão. “Os cursos de Engenharia, com requisitos de entrada mais exigentes, mantêm-se como os que menos alunos colocam no concurso nacional de acesso”, explica a instituição.
O IPB manteve ainda uma elevada procura, particularmente nos estudantes internacionais. Nos concursos para alunos internacionais o número de candidaturas superou largamente o número de vagas disponíveis (globalmente cerca de 4 candidatos para uma vaga).