Mirandelense Francisco Esteves é o novo diretor clínico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
Desde o início do mês de julho, foi nomeada uma nova administração para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) que agrega os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego.
Ivo Oliveira é agora o presidente do Conselho de Administração e na nova equipa aparece também o nome do médico mirandelense, Francisco Esteves, diretor do serviço de Medicina Intensiva daquele Centro Hospitalar, desde 2016, coordenador do Serviço de Emergência Intra-Hospitalar desde 2021 e chefe de equipa do Serviço de Urgência, desde 2022.
Francisco Esteves é licenciado em Medicina e Cirurgia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Interna e em Medicina Intensiva pela Ordem dos Médicos.
É Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna e possui uma ampla experiência de trabalho em contexto hospitalar. Entre outros cargos, dirigiu serviços de Emergência, Gestão Clínica de Urgência, Cuidados Intensivos e Cuidados Intermédios. Integrou o Grupo de trabalho para o estudo da rede de referenciação em Medicina Intensiva em Portugal (2017). Docente convidado em diversos Mestrados e Pós-graduações, é autor de múltiplos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.
Fora do seu contexto profissional, Francisco Esteves é atualmente presidente da Assembleia Municipal de Mirandela, eleito nas autárquicas de 2021, nas listas do Partido Socialista.