Diocese

Monjas trapistas estão a “convidar” jovens para fazer uma experiência de vocação

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-06-09 11:23

As monjas trapistas do mosteiro de Santa Maria da Igreja, em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, estão a “convidar “ jovens raparigas para fazer uma experiência de vocação “tratando-se de uma iniciativa muito simples”.
A irmã Giusy Maffina, superiora da congregação religiosa, explicou ao Mensageiro que se trata de uma iniciativa “muito simples”.
Entre 1 de julho e 8 de outubro, as jovens (entre os 18 e os 40 anos) das 21 dioceses de Portugal são convidadas a passar uns dias de férias, na hospedaria do Mosteiro, e a refletirem sobre as suas vocações.
“Escutando o apelo do Papa, na iminência da Jornada Mundial da Juventude, e conscientes do dom que é a vida monástica para a Igreja e para o mundo inteiro e da nossa missão aqui em Portugal, decidimos realizar neste Verão, a iniciativa ‘Verão Vocacional’”, revela a Ir. Giusy Maffini.
“O sentido do nosso ficar aqui é também encontrar pessoas para se lhe poder falar de Deus. Portanto, desejamos falar de Deus e perceber o desejo e a busca de Deus que habita qualquer coração humano e partilhar a nossa experiência e o nosso encontro com Deus e a nossa oração”, vincou a religiosa.
Segundo a irmã Guisy Maffina, a vida monástica é uma vida cristã muito simples e muito alegre.
“Cada um, tem só um papel, que é Deus”, vincou.
“As raparigas podem vir de todo o país, podem entrar em contacto connosco para perceber qual é o melhor tempo para estar na nossa companhia”, explicou a superiora da congregação.
A comunidade mostra-se disponível a partilhar o seu dia-a-dia de oração e de trabalho, segundo a regra de S. Bento, e disponibiliza quartos da hospedaria, de forma gratuita. Dentro dos seguintes períodos será possível escolher os dias e o tempo que as jovens desejarem:
• 1 – 16 de julho (por exemplo: de 3 a 6 de julho)
• 8 – 14 de agosto (por exemplo: de 10 a 13 de agosto)
• 25 – 30 de setembro (por exemplo: de 25 a 29 de setembro)
• 1 – 8 de outubro (por exemplo: de 2 a 5 de outubro)
Neste sentido, as interessadas em participar no “Verão Vocacional” podem consultar a página www.trapistaspalacoulo.pt, escrever um e-mail (chamamento@trapistaspalacoulo.pt) ou ligar para o número: 910 909 588.

Assinaturas MDB