Torre de Moncorvo

Nuno Araújo troca Porto de Leixões pela direção das minas

Direitos Reservados
Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-01-19 09:29

Nuno Araújo, saiu no final do ano do cargo de presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), é atualmente novo diretor da Aethel Mining, empresa concessionária das minas de ferro de Torre de Moncorvo.
De acordo com Ricardo Santos Silva, diretor geral da Aethel Mining, a contratação de Nuno Araújo deve-se à sua experiência na gestão de grandes infraestruturas, não só ao nível logístico, mas também de equipas.
Antes de assumir a presidência do Porto de Leixões, Nuno Araújo foi chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares.
“A contratação de Nuno Araújo vai ajudar-nos na gestão do complexo mineiro de Moncorvo, promovendo o crescimento da empresa e da sua produção”, vincou o empresário.
A Aethel Mining pretende avançar a médio prazo com a construção de uma lavaria que vai permitir produzir concentrado de ferro dentro de três anos, num investimento faseado que ascende a mais de 100 milhões de euros.
Atualmente a mina da Mua só produz agregado de minério de ferro, mas de acordo com Ricardo Santos Silva “logo que se esteja a produzir concentrado de ferro a empresa mineira estará acrescentar valor ao seu produto, que nesta fase é agregado de ferro”.
A concessionária das minas de Moncorvo deu início em meados de outubro de 2021 à extração de duas mil toneladas diárias de agregado de ferro de alta densidade, certificado, provenientes do depósito da Mua.
A exploração de minério foi suspensa em 1983, com a falência da Ferrominas e em 2020 foi retomada a exploração mineira no concelho de Moncorvo.

Assinaturas MDB