Nordeste Transmontano

Projeto “Raia Norte” para promoção do turismo transfronteiriço

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2021-09-02 09:15

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero – Douro, em colaboração com vários municípios e freguesias  do Douro Superior e do Parque Natural de Montesinho, deu início, em Mogadouro, ao projeto turístico ‘Raia Norte Bikes’, cujo investimento rondou os 150 mil euros.
A iniciativa ‘Raia Norte Bikes’ é composta por um total de 48 bicicletas elétricas distribuídas por 12 plataformas compostas por cada uma por quatro unidades, estando já em funcionamento, que pretende promover  a sustentabilidade e mobilidade no território transfronteiriço abrangido  pelo AECT Duero -Douro.
Com esta nova proposta turística ao dispor dos visitantes e da população habitantes local, podem ser percorridos os territórios das localidades transfronteiriças de bicicleta tais como Mogadouro,  Picote (Miranda do Douro),  Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vinhais, Varge – Aveleda (concelho de Bragança) e Vila Nova de Foz Côa.
De acordo do diretor geral do AECT Duero - Douro, José Luís Pascual, as 48 bicicletas elétricas que estão disponíveis podem ser utilizadas com um custo mínimo de dois euros, o que permite circular até 120 minutos.
“O projeto ‘Raia Norte Bikes’ permite ainda a assinatura mensal, semestral ou anual, o que se pode revelar uma interessante alternativa de mobilidade para os residentes locais”, indicou o responsável.
O ‘Raia Norte Bikes’ é uma iniciativa que se encontra integrada no projeto Rota Raia Norte, promovido pelo AECT Duero-Douro, com o apoio do Turismo de Portugal – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
Por seu lado, José Luís Pascual, explicou ainda que o projeto ‘Raia Norte’, no seu todo, pretende, ainda, promover a criação e dinamização de uma rota de apoio ao turismo itinerante e ao autocaravanismo a juntar às estações de bicicletas elétricas. Atualmente, esta rede contempla 33 Áreas de Serviço para Autocaravanas no território Duero-Douro, de um lado e do outro da fronteira, entre outros equipamentos e serviços.
“Do lado português, esta iniciativa com um investimento superior a meio milhão de euros e uma comparticipação de 70% do Turismo de Portugal, O projeto Raia Norte prevê, até ao final do ano, a criação de 14 Áreas de Serviços para Autocaravanas, que incluem que a seis lugares de pernoita e uma Estação de Serviço para limpeza e reabastecimento de águas”, concretizou.
 A localização destes parques para autocaravanas abrange localidades como Vinhais, Moimenta, Pinheiro Novo e Rebordelo no município de Vinhais a que se juntam Aveleda, na União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor (Bragança),  bem como Picote no concelho de Miranda do Douro,  Bemposta e em Meirinhos no município de Mogadouro, em Lagoaça, Mazouco e Poiares no município de Freixo de Espada à Cinta e as  localidades de Carviçais e Cardanha no município de Torre de Moncorvo e a cidade de  Vila Nova de Foz Côa.
 Do lado espanhol, já foram criadas 19 Áreas de Serviço para Autocaravanas em localidades de Zamora e Salamanca, com o apoio da Junta de Castela e Leão.
“Do lado português e do lado espanhol o projeto ‘Raia Norte’ contempla 33 estações para autocaravanas”, indicou o diretor – geral do AECT Duero - Douro.
Para a secretária de Estado de Valorização do Interior, Isabel Ferreira, este é um projeto que “valoriza a Raia Norte” com um componente “fortemente” ligada ao turismo “com a preocupação de projetos ligados à sustentabilidade ambiental”.
“É com projetos como estes que captamos visitantes e que o território também dá a conhecer, e que, eventualmente, possamos converter alguns destes visitantes em residentes, sendo uma opção que pretendemos para os territórios do interior”, indicou a governante.
Isabel Ferreira, defende, que projetos desta natureza e características transfronteiriças “devem ser feitos em rede, não só do ponto de vista dos parceiros envolvidos, mas dos parceiros territoriais”.
“É importante olhar para o lado de Espanha, quando pensamos no interior, porque estamos a falar numa escala maior de desenvolvimento sócio descomeço, maiores”, vincou a secretário de Estado da Valorização do Interior.
Do lado Turismo de Portugal, disse que esta candidatura apresentada pelo Duero-Douro ao programa Valorizar, é interessante porque tem duas dimensões distintas: uma ligada à mobilidade sustentável e outra virada para os auto-caravanistas.
“Esta são duas dimensões consideráveis, considerando o tipo de turistas que procuram cada vez mais os territórios do interior”, vincou o responsável.

 

Como funcionam as bicicletas elétricas do Raia Norte Bikes?

 

A utilização destas bicicletas é simples e inovadora no nosso território. Em primeiro lugar, os utilizadores devem descarregar a aplicação “Raia Norte Bikes”, disponível em quatro idiomas (português, espanhol, francês e inglês), para os sistemas “ iOS” e “Android”, o que permitirá a utilização do sistema de forma totalmente digital e independente. Depois, junto da estação de bicicletas, para desbloquear e libertar a bicicleta pretendida, devem “scanear" o código "QR" através da aplicação no telemóvel. O trajeto fica completo depois de   estacionar e bloquear a bicicleta novamente na estação, o utilizador deve introduzir o cadeado e enviar uma fotografia através da aplicação.
As bicicletas estão disponíveis e podem ser utilizadas com um custo mínimo de dois euros, o que permite circular até 120 minutos. O Raia Norte Bikes permite ainda a assinatura mensal, semestral ou anual, o que se pode revelar uma interessante alternativa de mobilidade para os residentes locais.

Assinaturas MDB