Mirandela

Providência cautelar pode vir a suspender instalação de parque eólico

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2022-09-22 09:35

Dois membros da Comissão Permanente (CP) da Assembleia Municipal de Mirandela (AMM) estão a ponderar avançar com uma providência cautelar para suspender a instalação do Parque Eólico de Mirandela, na Serra dos Passos/Santa Comba, cujos trabalhos estavam previstos para arrancar ainda este mês.
Depois de uma reunião dos membros da CP daquele órgão autárquico com representantes de todas as partes envolvidas na instalação do parque eólico numa área que abrange a serra de Santa Comba e de Passos, nas freguesias de Lamas de Orelhão e Passos, onde está prevista a instalação de seis aerogeradores, dois membros daquela comissão saíram muito preocupados com o que ouviram.
Jorge Humberto, da CDU, entende que este processo, que já vem de 2009, sempre esteve envolvido em muito secretismo e foi pouco transparente. “É um negócio que não é do conhecimento da grande maioria da população de Mirandela nem das freguesias onde as pessoas vão ser submetidas à presença destas seis aerogeradores”, refere o deputado municipal.
“Foi um processo que esteve sempre envolvido num secretismo absoluto, visto que há lacunas que não foram cumpridas, por exemplo, em 2016, foi atribuída uma licença a este consórcio de relevante interesse municipal para a instalação das eólicas esse documento nem sequer baixou à Assembleia, mas também atual presidente da câmara prometeu que iria trazer esta questão à Assembleia, mas não o fez. Pelo que a discussão não foi pública nem transparente”, acrescenta.
Já José António

Assinaturas MDB