Vinhais

Roberto Afonso lança livro sobre Almas Penadas e Diabos, bruxas e maus olhados

Publicado por AGR em Qui, 2021-12-23 09:43

O professor Roberto Afonso, de Vinhais, apresentou, na passada quinta-feira, em Vinhais, um novo livro, agora sobre Almas Penadas, Diabos, Bruxas e maus olhados, que contou com o apoio da Câmara local.

“Tratam-se de 33 contos originais, cuja narrativa foi ficcionais a partir de pequenos relatos que ouvi desde pequeno, em casa dos meus avós, ou pelas passagens por algumas aldeias ouvindo os habitantes que, com alegria contavam histórias de antigamente. O povo, crente e devoto, quase sempre se refugiava e continua a refugiar na fé, recorrendo à oração para combatem males inexplicáveis, medos e azares. Por isso integrei nos contos antigas rezas, responsos, ladainhas e esconjuros, também recolhidos pelas aldeias do concelho de Vinhais, que conferem às narrativas a dualidade permanente entre o bem e o mal, sendo que este é sempre derrotado pelo primeiro”, explicou o autor.

O livro foi editado pela Oficina do Livro/LeYa, e conta com prefácio de D. José Cordeiro. Todos os contos são ilustrados com desenhos da autoria do Alberto Lebreiro, Ana Paula Ortega e Rui Correia que, “através do seu traço enriqueceram as histórias contadas permitindo uma leitura mais atrativa”.
Uma iniciativa que o autor considera “importante para a região. “Todas as iniciativas que visem perpetuar a nossa identidade cultural, divulgar aspetos que podem ser diferenciadores do ponto de vista turístico e cultural, são de extrema importância. Não só pela divulgação do território mas, também, como forma de respeito por todo o vasto e valioso legado inestimável dos nossos antepassados.

Assinaturas MDB