Bragança

Rota dos Lameiros é uma viagem pela natureza e cultura da raia

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-11-17 09:15

A zona transfronteiriça, no concelho de Bragança, dispõe de uma nova rota com um total de 90 quilómetros em Portugal e Espanha, cujos 47 km do lado nacionais, foram inaugurados no passado sábado, em Varge. O percurso do lado espanhol, no município de Pedralba de la Pradería (Zamora), conta com mais 43 km, mas para já em fase de projeto.
A Rota dos Moinhos e dos Lameiros Guadramil, Varge, Aveleda e de Rio Onor (Nº 298) integra a Grande Rota Transfronteiriça pretende unir a biodiversidade com a autenticidade cultural e patrimonial dos povos dos dois lados da fronteira e proporciona uma viagem pela natureza, património e cultura, como pelos dialetos que se falam na zona, nomeadamente o Rinorês e o Guadramilês.
Está a ser feito investimento na recuperação do património, através de uma parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, para recuperar quatro casas florestais, atualmente abandonadas, com o objetivo de criar espaços de acolhimento aos caminhantes, áreas de descanso, locais onde possam dormir.
Esta Rota é homologada pela Federação de campismo e montanhismo de Portugal – FCMP, e implicou um investimento de 70 mil euros financiados em 80% pelo Turismo de Portugal.
Trata-se de um projeto da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, usando como temática os lameiros de montanha e antigos moinhos ao longo das margens da Ribeira de Baçal e do Rio Onor.
O trilho projetado, em pleno Parque Natural de Montesinho, tem uma forte componente de valorização da biodiversidade e da paisagem locais, mas pretende, de igual forma valorizar as comunidades, envolvendo as aldeias de Aveleda, Varge, Guadramil e Rio de Onor, povoações com fortes características de práticas comunitárias e, igualmente, fortes em cultura e tradição.

Assinaturas MDB