Bragança

Trinta por cento dos pais admitem serem permissivos

Publicado por AGR em Qui, 2023-05-18 12:19

Quase 30 por cento dos pais portugueses admitem serem permissivos com os seus filhos. Esta é uma das conclusões do estudo Estilos e Práticas Parentais, realizado por Carlos Peixoto, Madalena Oliveirae Joana Carneiro e que foi apresentado neste seminário do Dia da Família.

“As principais conclusões é que apesar de vermos que já há melhorias significativas nas práticas educativas que os pais usam, comparativamente com estudos similares de décadas anteriores (este é de 2023), o que constatamos é que ainda existem lacunas na forma como os pais exercem a sua parentalidade positiva com os filhos.

Nomeadamente os estilos permissivos, onde não há regras nem limites, não há o estabelecimento de algumas barreiras e também ainda há alguns pais autoritários.

Cerca de metade da nossa amostra a revelar sérias dificuldades no recurso a práticas educativas ajustadas. Ou seja, o que nos leva a estarmos atentos a estes dados para, ao trabalhar diariamente com as nossas famílias, podermos capacitá-los, podermos formá-los, podermos sensibilizá-los e consciencializá-los sobre as práticas educativas mais ajustadas que podem usar no seu dia a dia”, explicou Carlos Peixoto.

O investigador, que também é Psicólogo na Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens sublinha que a causa deste comportamento tem raízes sociais. “viemos de um padrão muito autoritário em termos educativos das crianças, que eram quase propriedade dos seus pais, com umas estratégias de educação mais coercitivas. Passámos para o outro extremo”, explicou.

Assinaturas MDB