Bragança

‘Viagem à Índia e a outros lugares’ de George Dussaud

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2020-07-02 10:22

O resultado das viagens de George Dussaud (Brou, França, 1934) à Índia deram origem a uma grande exposição do seu olhar atento por aquele país que é também um caldeirão de diversidade natural e cultural, com vários mundos, patente no Centro de Fotografia George Dussaud, em Bragança, até 28 de março de 2021.
Através de 52 obras é possível viajar por aquele país e percorrer os milhares de quilómetros calcorreados por Dussaud “na contingência de encontrar, através da fotografia, o sentido de um universo tão diverso e tão complexo, como misterioso”, assim descreveu a mostra Jorge da Costa, diretor daquele centro.
A primeira viagem do fotógrafo foi em 1993 mas depois realizou mais quatro sempre acompanhado da mulher, Christine Dussaud. “De norte a sul, e no seu modo habitual de deambulação e errância, visitou várias cidades e estados deste “país-continente” (o segundo mais populoso do mundo), feito de abissais contrastes sociais e onde parece não haver fronteiras entre o sagrado e a vida quotidiana”, acrescentou Jorge da Costa.

Assinaturas MDB