FUTSAL DISTRITAL

Ala vence Pioneiros com golo nos últimos segundos (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-11-13 10:29

No duelo entre os últimos classificados da tabela classificativa, a ACDR Ala levou a melhor e garantiu o primeiro triunfo da temporada ao vencer os Pioneiros, por 4-5, no encontro realizado, este sábado, no Pavilhão Arnaldo Pereira, relativo à jornada 4 do Campeonato Distrital de Futsal AMP AF Bragança.

Foi um jogo discutido até aos últimos segundos, onde o equilíbrio entre ambos os conjuntos foi uma constante, sendo a partida decidida no pormenor.

A equipa do Ala até entrou melhor e garantiu a vantagem inicial com um golo de Anthony Afonso (7’). No minuto seguinte, a culminar uma boa jogada de calcanhar, Ricardo Rodrigues aumentou para 0-2.

Os Pioneiros, no entanto, reagiram e chegaram ao empate por intermédio de André Mendes (10’) e Daniel Batista (16’) a finalizar de cabeça um bom trabalho de Guilherme.

Aos 18’, Pedro Ferreira ofereceu a vantagem ao conjunto macedense que seria anulada, pouco depois, com um remate seco e colocado de Guilherme (19’).

Na etapa complementar, mais concretamente aos 34’, Paulo Gonçalves conseguiu o 3-4 e Edgar Moreira, em ato contínuo, aos 35’, voltou a empatar a partida.

Com os nervos à flor da pele, Ricardo Rodrigues foi expulso por palavras, à passagem do minuto 40.

Com poucos segundos para jogar e numa altura em que a equipa dos Pioneiros já tinham atingido as cinco faltas, não teve a serenidade necessária para evitar mais um castigo na marca de 10 metros. Chamado à responsabilidade, o capitão Pedro Ferreira não tremeu e garantiu o primeiro triunfo do Ala na presente temporada.

Nas declarações finais, o técnico dos Pioneiros, Manuel Nascimento, lamentou o acumular de erros que afastam a sua equipa dos pontos. “Sofremos o golo decisivo a segundos do apito final, com uma falta evitável, num momento em que estávamos em superioridade numérica. São erros atrás de erros e assim é muito difícil ganhar jogos. Sempre que recuperámos das desvantagens, cometíamos o mesmo erro. Já era tempo de mostrarmos mais qualidade de jogo e evitar erros infantis”.

Para Bruno Costa, técnico do Ala, a ansiedade e o nervosismo foram a nota dominante deste encontro. “Notava-se que neste jogo entre último e penúltimo classificado existia muita ansiedade pela tentativa de conquistar os primeiros três pontos da época. Esta busca pelos pontos fez com que o jogo nem sempre fosse bem jogado, pecando por alguma desorganização em termos táticos, motivada pela necessidade de um resultado positivo. Já tivemos exibições melhores e não conseguimos vencer; por isso, é continuar a trabalhar para manter este registo de vitórias”.

Contas feitas, os Pioneiros aumentam o seu ciclo de jogos sem vencer para quatro, enquanto o Ala conquistou a primeira vitória da temporada, somando 4 pontos nos 4 jogos realizados.

A próxima jornada, agendada para o dia 18 de novembro, reserva o seguinte alinhamento de jogos: Arnaldo Pereira-Miranda do Douro; ACRD Ala-Águia FC Vimioso; GD Sendim-GD Torre D. Chama; CSP Vila Flor-AR Alfandeguense e Sporting Moncorvo-Pioneiros Bragança.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB