Arnaldo Pereira encerra época de estreia com vitória sobre o CSP Vila Flor
A Escola Arnaldo Pereira venceu esta sexta-feira, no Pavilhão da Coxa, em Bragança, o CSP Vila Flor por 5-4, em jogo da 22.ª e última jornada do Campeonato Distrital de Futsal Sénior Masculino da AF Bragança.
Antes do pontapé de saída, as formações de sub-15, sub-17 e sub-19 da Escola Arnaldo Pereira receberam das mãos de António Ramos, presidente da AFB, os troféus e medalhas relativos às conquistas dos campeonatos distritais da corrente temporada.
Para Carlos Santos, presidente da EFAP, o trabalho realizado no futsal de formação é validado com a conquista de troféus e a caminhada sustentada da EFAP nas provas nacionais. “Estes três troféus representam uma época de muito sucesso no futsal de formação, juntando a estes feitos termos conseguido ser vice-campeões no campeonato de infantis. Foi uma época em cheio com três equipas nas Taças Nacionais, apesar de ser um grande problema em termos financeiros e logísticos, onde conseguimos que duas dessas equipas chegassem à 2.ª Fase das Taças Nacionais. É muito satisfatório observar a evolução destes miúdos e destas equipas técnicas”.
Questionado sobre a temporada de estreia da equipa sénior de futsal, Carlos Santos reforçou a vontade de apostar na continuidade do projeto. “Este projeto excedeu as expetativas, não contávamos ter uma prestação tão boa no Campeonato Distrital. É uma equipa muito jovem e com margem de progressão muito grande, esperamos conseguir manter os nossos jogadores para a próxima época e reforçar com alguns jogadores que acrescentem valor. Apostamos na continuidade deste projeto, mantendo a liderança do técnico Manuel Rodrigues,” revelou Carlos Santos.
Quanto ao jogo, a formação visitante entrou melhor na partida e, aos 0’, chegou ao golo por intermédio de Edgar Santos. Um golo fulminante do fixo vila-florense que rematou cruzado e rasteiro, após um passe de Fernando Teixeira.
A equipa local, depois de uns minutos iniciais de algum fulgor do conjunto orientado por Pica, conseguiu equilibrar a pressão adversária, chegando ao golo por Daniel Pires que rematou com violência para o 1-1. Embalados pelo empate, a EFAP garantiu a vantagem aos 10 minutos por João Pinheiro.
Não demorou, porém, a reação do CSP Vila Flor, e o golo do empate, aos 12’, por Pedro Barrelas voltou a dar emoção ao encontro. A EFAP voltou a pegar no encontro antes do apito para o intervalo, com João Pinheiro (15’) e Abel Alho (19’) a aumentar a diferença no marcador para 4-2.
No segundo tempo, o capitão da EFAP, Abel Alho, aos 22’, sentenciou praticamente a partida aproveitando um toque involuntário de Anthony Afonso a enganar o guardião José Veiga.
Antes do árbitro Bruno Cordeiro dar por concluído o encontro, o CSP Vila Flor ainda reduziu a diferença por intermédio de Fernando Teixeira (24’) e João Silva (38’), fixando o resultado em 5-4.
Para Manuel Rodrigues, técnico da EFAP, o resultado foi justo e coroa uma temporada de estreia no futsal distrital sénior com sucesso. “O mais importante era terminar a época a ganhar. Não foi dos jogos mais conseguidos, mas foi importante vencer. Foi uma vitória justa e merecida. O balanço da temporada é positivo, houve muita evolução e os meus atletas estão de parabéns”.
Do lado vila-florense, Pica desvalorizou o resultado e não confirmou a continuidade à frente do comando técnico do CSP Vila Flor. “O “bichinho” da bola ainda está cá, aproveitei a ausência de alguns jogadores e resolvi dar o meu contributo. Foi um jogo disputado em que se lutou pelo prestígio da vitória. A minha continuidade na próxima temporada não está assegurada, em breve discutiremos esses e outros assuntos. Neste momento, não está nada decidido.”
Contas encerradas no Campeonato Distrital e a EFAP acaba a temporada de estreia no 7.º lugar com 23 pontos conquistados em 20 jogos disputados, enquanto o CSP Vila Flor termina a sua prestação no 8.º posto com 22 pontos. Recordamos que o vencedor da edição 2021/2022 do Campeonato Distrital de Futsal Sénior Masculino da AF Bragança teve como vencedor o invicto CA Mogadouro, com 58 pontos.
Foto: Guilherme Moutinho