Nordeste Transmontano

Arte e Cultura em Circulação… para promover monumentos do Norte

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2022-09-14 16:38

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) lançou o projeto ‘Arte e Cultura em Circulação…’, uma nova iniciativa para celebrar e divulgar o património de vários concelhos da região, levando concertos, visitas guiadas e experiência gastronómicas a monumentos nacionais e a igrejas.
Vários espaços do distrito estão incluídos nesse roteiro turístico-cultural, nomeadamente a Concatedral de Miranda do Douro, a Igreja Matriz de Sambade e a Sé Velha de Bragança.
As iniciativas realizam-se em setembro e outubro, com a colaboração de autarquias, instituições eclesiásticas, entre outras.
O projeto abrange um total de seis espaços patrimoniais, cinco dos quais classificados como Monumentos Nacionais. Além do património do distrito, fazem ainda parte do roteiro as localidades de Tarouca (Mosteiro de Santa Maria de Salzedas), Arouca (Mosteiro de Arouca), Felgueiras (Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro). “O ciclo de eventos Património a Norte concretiza uma programação cultural em rede, contextualizada em recursos patrimoniais”, explicou Laura Castro, Diretora Regional da Cultura do Norte que quer dinamizar estes extraordinários espaços patrimoniais através da criação cultural do nosso tempo para atrair novos públicos à região “e acredito, gerar curiosidade pela oferta cultural e patrimonial do norte de Portugal”, acrescentou.

Assinaturas MDB