FUTEBOL

Bragança assume liderança após vitória caseira diante do Tirsense (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-09-02 11:07

O Grupo Desportivo de Bragança mantém o seu excelente desempenho nesta edição do Campeonato de Portugal e, após três jornadas na competitiva Série A, assume a liderança da prova ao derrotar o tradicional candidato Tirsense por 1-0.

A partida, disputada este domingo, teve lugar num Estádio Municipal de Bragança que voltou a vibrar com uma energia que há muito não se via no reduto canarinho.

Antes do pontapé de saída, foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas mortais da queda de um helicóptero no Rio Douro, que transportava elementos da equipa de emergência da GNR.

A equipa da casa foi a primeira a criar perigo, com Parini (2’) e Kika (5’) a mostrarem sinais de atrevimento com a bola a passar muito perto da baliza à guarda do cabo-verdiano Ivan Cruz.

A ocasião mais flagrante dos visitantes aconteceu ao minuto 45 por Giovanny Morais, numa jogada de transição, com o ‘elástico’ André Reis a fechar os caminhos do golo.

No segundo tempo, o Tirsense assumiu o controlo das operações, apostando num futebol direto, com os alas a procurarem servir o ponta de lança, mas sempre encontrando a eficaz oposição dos locais que apostavam nas transições para somar as melhores oportunidades.

Na retina fica o pontapé de bicicleta de Danny ao cruzamento de Pipo, à passagem do minuto 65, a entusiasmar a massa adepta brigantina.

O golo decisivo foi apontado ao minuto 77 por Edgar, numa jogada onde o avançado brigantino, perante a oposição de Cardoso, desviou de cabeça um cruzamento bem medido de Morais.

Até ao final, o emblema transmontano teve de 'arregaçar as mangas' para segurar a curta vantagem no marcador, perante um Tirsense pobre de ideias, mas sem deixar de ser pressionante na tentativa de resgatar pontos de Bragança.

Nas entrevistas rápidas, Nuno Gonçalves, treinador do Bragança, apontou o apoio dos adeptos como fundamental na conquista de mais três pontos. “Quero dar os parabéns e o meu obrigado aos muitos adeptos que se deslocaram ao Estádio Municipal pelo seu constante apoio à equipa. Foi uma emoção enorme, estas vitórias são muito importantes para os adeptos e sentir a força vinda das bancadas dá um alento enorme a estes jogadores. Foi arrepiante presenciar a força destes adeptos a puxar pela equipa e reforço que esta vitória é para a cidade e todos os que nos apoiam”.

O treinador canarinho admitiu dificuldades diante da formação de Santo Tirso, sublinhando a resiliência demonstrada pelos seus jogadores. “Foi um jogo difícil de gerir, numa segunda parte onde o Tirsense entrou melhor e criou oportunidades para sair daqui com um resultado diferente. Costumo dizer que “somos de uma raça diferente”, com um comportamento e atitude que disputa todos os momentos do jogo. Fomos felizes na maneira como conseguimos o golo, concluindo uma jogada de transição, e depois soubemos defender bem. Não jogámos contra um adversário qualquer, o Tirsense é um candidato ao topo da tabela, aliás nestas três jornadas disputadas já defrontámos outros três candidatos".

A liderança isolada na Série A é vista como o fruto de um grande esforço, com Nuno Gonçalves a salientar que ainda há muitos desafios pela frente. “É fundamental manter os pés bem assentes na terra, para seguirmos o nosso caminho e somarmos mais pontos, garantindo o objetivo da manutenção o mais rápido possível. Este é o segundo jogo consecutivo sem sofrer golos, mas sabemos que é necessário corrigir alguns aspetos num plantel que conta com muitos jogadores sem experiência no Campeonato de Portugal. Ainda não ganhámos nada e queremos continuar a somar sucessos pela cidade, pelo clube e pelos adeptos”.

Segue-se uma paragem para os compromissos da Taça de Portugal, onde o Bragança ficou isento da primeira eliminatória. Uma pausa na competição que Nuno Gonçalves irá aproveitar para afinar estratégias. “Não podemos mudar o calendário e na próxima sexta-feira teremos um jogo de preparação fora diante do Chaves. O trabalho continua”.

Já o treinador do Tirsense, Luís Norton de Matos, optou por não prestar declarações à comunicação social.

O Campeonato de Portugal regressa no próximo dia 15 de setembro, com a quarta jornada a colocar como adversário dos brigantinos o Atlético dos Arcos, atual nono classificado.

A partida será disputada no Estádio Municipal da Coutada, em Arcos de Valdeves, já em horário de inverno, pelas 15h00.

🔗 Campeonato de Portugal Série A: resultados, classificação e próxima jornada

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB