FUTEBOL FORMAÇÃO

Bragança sofre derrota caseira em animado dérbi transmontano (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-04-15 11:16

O duelo entre o Grupo Desportivo de Bragança e o Grupo Desportivo de Chaves terminou com a vitória da equipa flaviense por 1-2, num jogo válido para a jornada 8 da Série 1 da Fase de Manutenção e Descida do Campeonato Nacional de Sub-17 da 2.ª Divisão.

O jogo disputado este domingo no Parque Desportivo de Santa Apolónia (IPB), sob um intenso calor, revelou duas equipas determinadas a vencer num dérbi que desperta muitas emoções.

Assim, o empate no marcador foi quebrado logo aos 4 minutos, por Guilherme Portal, na conversão de uma grande penalidade, assinalada por falta de Nogueira sobre José Silva. Pouco depois, aos 5 minutos, o defesa Guilherme Portal seria expulso por cometer falta ao interromper uma transição ofensiva dos brigantinos liderada por Jorge Martins.

Estes incidentes levaram os visitantes a adotar uma postura mais cautelosa, apostando em saídas rápidas em contra-ataque, enquanto o Bragança mantinha o domínio da posse de bola.

O golo do Bragança acabaria por surgir no segundo tempo, aos 51 minutos, por intermédio de Diogo Pires, num lance de insistência do extremo.

Após o empate, o Chaves, que necessita desesperadamente de pontos para escapar da zona de descida, subiu as suas linhas e acabou por ser recompensado, aos 78 minutos, com um golo confuso de David Silva, demonstrando serenidade numa zona de pressão.

No final de um jogo marcado por intensidade, o treinador do Bragança, Daniel Barros, destacou a importância de encarar estes jogos sem se preocupar com a classificação. “A mensagem que transmito a estes jogadores é que devem aproveitar a oportunidade de competir numa competição nacional e trabalhar para deixar uma boa impressão. A descida de divisão não é o fim do mundo, mas deve ser vista como uma experiência importante para o futuro, ensinando-os a lidar com adversidades e a ser resilientes. A humildade para reconhecer os momentos difíceis e saber manter-se firmes nos momentos bons é um sinal de maturidade”.

Do lado do Chaves, o treinador Michael Santos afirmou que este jogo reflete a temporada. “Foi um jogo de altos e baixos. Demonstramos capacidade de sofrimento, exibindo a determinação necessária para conquistar a vitória. Mantivemos a organização e coesão, mostrando muita vontade de somar os três pontos. Esta temporada tem sido marcada pela inconsistência, com alguns jogos onde a complacência nos custou posições na tabela classificativa.”

Na classificação da Série 1, ambas as equipas encontram-se na zona de despromoção, com o Bragança já relegado, ocupando o último lugar com 2 pontos, enquanto o Chaves ainda luta pela manutenção, estando em quinto lugar com 33 pontos.

Os próximos jogos serão Vianense-Bragança e Chaves-Palmeiras, ambos agendados para o dia 21 de abril.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB