Bragança vence Pevidém e leva três pontos de Guimarães
O Grupo Desportivo de Bragança venceu, este sábado, no reduto do Pevidém Sport Clube por 0-1, no jogo que abriu a segunda jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
No Parque de Jogos Albano Coelho Lima, em Guimarães, o Bragança enfrentou um dos candidatos aos primeiros lugares da Série A e a resposta dos canarinhos perante este exigente desafio não poderia ter sido melhor.
A equipa de Nuno Gonçalves soube controlar as dinâmicas estratégicas dos anfitriões, jogando sem bola e anulando a capacidade ofensiva do adversário.
O momento decisivo do jogo surgiu cedo, aos 21 minutos, com a conversão de uma grande penalidade por Nuninho, na sequência de uma agressão de Leandro a Gonçalo, que resultou na expulsão do jogador vimaranense.
Apesar de estar em desvantagem, o Pevidém ainda conseguiu criar perigo junto à baliza de André Reis, enquanto o Bragança apostava em transições rápidas e esteve perto de ampliar a vantagem aos 25 minutos, por intermédio de Gonçalo, a passe de Cazares.
No entanto, perto da meia hora de jogo, a equipa transmontana ficou reduzida a 10 jogadores devido à expulsão do defesa argentino Machado, o que aumentou a ‘pressão’ por parte dos minhotos.
Na segunda parte, o Bragança mostrou resiliência frente a um Pevidém determinado em somar pontos, mas a defesa brigantina respondeu de forma eficaz às investidas da equipa da casa.
No final do jogo, Nuno Gonçalves, treinador do Bragança, elogiou a atuação da sua equipa. “Entrámos muito bem, marcámos cedo e ainda tivemos oportunidades para fazer o segundo golo. Foi um jogo exigente, contra uma equipa forte, mas quando foi necessário sofrer e fechar as linhas, os nossos jogadores mostraram ser verdadeiros campeões. Controlámos os momentos decisivos e soubemos sair bem em transição. O Pevidém teve mais posse de bola, mas mantivemos uma defesa sólida e garantimos os três pontos. Nesta partida, estivemos irrepreensíveis nas bolas paradas, ao contrário do que aconteceu frente ao Vianense.”
O técnico brigantino sublinhou que esta vitória dá confiança para o próximo jogo contra o Tirsense. “Os nossos jogadores estão motivados e com grande vontade de competir. Sabemos que não temos os mesmos recursos que outras equipas, mas temos uma ‘raça’ diferente” acrescentando que “encaramos cada jogo com a mesma seriedade. Esta vitória só terá real valor se vencermos o Tirsense no próximo domingo, em casa. Queremos dar essa alegria aos nossos sócios e continuar a ser competitivos”.
Com este resultado, o Bragança assume provisoriamente a liderança da Série A, com 4 pontos somados em duas jornadas. O Pevidém desce para o sétimo lugar, com 3 pontos.
Foto Arquivo: Guilherme Moutinho
Foto Galeria: Irene Favas