Candidaturas Abertas para os "BeActive Awards" e "Desporto + Acessível"
Está aberto o período de candidaturas para os Prémios #BeActive, atribuídos pela Comissão Europeia, com término no próximo dia 24 de maio de 2024, e para o Prémio "Desporto + Acessível", cujo prazo de candidatura encerra no dia 7 de junho.
Os Prémios #BeActive visam reconhecer e promover projetos, iniciativas notáveis e indivíduos inspiradores que se destacam na promoção da participação desportiva e da atividade física, bem como no estímulo a estilos de vida mais ativos.
Existem quatro categorias distintas às quais é possível concorrer:
- Prémio BeActive Education: Destina-se a demonstrar como a educação pode incentivar as crianças a serem ativas fora dos ambientes desportivos convencionais.
- Prémio BeActive Workplace: Premia projetos exemplares que buscam tornar o local de trabalho mais ativo, com colaboradores participativos em atividades antes, durante e após o horário laboral.
- Prémio BeActive Local Hero: Reconhece personalidades que têm promovido consistentemente a participação em atividades físicas e desportivas na comunidade local.
- Prémio BeActive Across Generations: Destina-se a premiar projetos que promovam o desporto intergeracional, incluindo atividades adaptadas a todas as faixas etárias, sensibilização para hábitos de vida saudáveis e acesso facilitado ao desporto para todas as gerações.
Os vencedores de cada categoria receberão uma recompensa monetária no valor de 10.000€, enquanto os segundos e terceiros classificados receberão prémios de 2.500€.
Para submeter candidaturas, basta aceder ao seguinte link: https://beactiveportugal.ipdj.pt/premios-beactive-2024/
Quanto ao Prémio "Desporto + Acessível", podem concorrer projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência.
Este é o resultado de uma parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), visa premiar e divulgar iniciativas que promovam a inclusão social através do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência.
O projeto vencedor receberá 7 mil euros, atribuído pelos dois institutos e pela Decathlon Portugal. Além disso, será concedida uma menção honrosa para cada área prioritária, recebendo o premiado um valor de 500 euros em material desportivo da Decathlon Portugal.
Para esta terceira edição, foram definidas três áreas prioritárias: Inclusão social e sensibilização; Formação; e Desenvolvimento desportivo inclusivo.
Toda a informação sobre o Prémio Desporto + Acessível está disponível em https://www.inr.pt/premio-desporto-mais-acessivel.