ATLETISMO

Centena e meia de atletas na Skyrace Serra de Passos em Mirandela

Publicado por Fernando Pires em Qua, 04/30/2025 - 10:16

Carlos Ferreira, do Núcleo Associativo Santo Tirso, em masculinos, e a espanhola Joana Montaño, em femininos, foram os vencedores da Skyrace Serra de Passos”, prova de 22 quilómetros a contar para o campeonato nacional de Skyrunning, que se realizou, no passado sábado, entre as serras de Passos e de Santa Comba, no concelho de Mirandela.

Foi a segunda participação de Carlos Ferreira na prova de Passos levando a melhor sobre o espanhol Martin Arnejo, do Boavista, que tinha vencido em 2024. O atleta de Santo Tirso diz ter feito uma prova “em crescendo, de trás para a frente” e estava naturalmente satisfeito pelo êxito. “Cheguei ao final da primeira subida em sexto, já sabia quem eram os meus adversários, porque estamos a fazer o campeonato, então foi gerir e cheguei à última subida com o espanhol Arnejo, e depois na última descida, tinha mais pernas que eles, foi só meter o meu ritmo e consegui ganhar”, diz o atleta de Santo Tirso que teceu elogios à organização e à beleza paisagística da prova. “O percurso estava mais duro, estava bem marcado e acho que conseguem aproveitar bem esta serra que têm, conseguem ir aos pontos mais altos, nota-se que a organização esteve a limpar algumas partes, e nós andámos ali em trilhos espetaculares e passámos em alguns pontos bonitos, como a cruz lá em cima, e a organização está de parabéns”, adianta.

Em femininos, a primeira classificada do percurso de 22 quilómetros, foi a espanhola Joana Montaño, que se estreou nesta prova e que vinha com a intenção de vencer para somar pontos para o circuito mundial de Skyrunner. “Gosto da prova, o percurso é muito bom, muito bonito, é técnico, gosto do perfil mais duro e a vitória foi tranquila”, confessa.

No percurso Mini-skyrace de 10 quilómetros, a vitória sorriu a Vitor Faria, do Clube Escola do Estreito- Madeira, enquanto em femininos, a vencedora foi a espanhola Silvia Dominguez.

Pelo terceiro ano consecutivo, a prova foi uma das etapas a contar para o Campeonato Nacional de Skyrunning e para o nacional de iniciados. Pela primeira vez, contou como prova de observação para os atletas que estejam interessados em participar nos próximos Campeonatos Europeus de Skyrunning.

Para Hélder Silva, da equipa “Mirandela a Correr”, organizadora da prova, o evento “está cada vez mais consolidado e os trilhos deste ano foram mais técnicos que é o que estes corredores gostam, ou seja, sair muito fora dos estradões e proporcionar aqui uma corrida mais técnica. É certo que fica uma prova um pouco mais dura, mas é o que o perfil destes atletas procuram, são provas mais técnicas, mais duras, é o Sky Running. Por isso acho que estamos no bom caminho e este ano já tivemos nove atletas de Espanha”, salienta.

O Skyrace Serra de Passos é co-organizado pela equipa “Mirandela a Correr”, em parceria com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e conta com o apoio da Junta de Freguesia dos Passos e da Câmara Municipal de Mirandela.

Assinaturas MDB