Nordeste Transmontano

Colocações na primeira fase de acesso ao Ensino Superior crescem outra vez no IPB

Publicado por AGR em Seg, 2019-09-09 11:32

São mais 34 alunos colocados no Instituto Politécnico de Bragança este ano comparado com o ano anterior mas o aumento de 4,4 por cento acontece pelo segundo ano consecutivo, tornando o IPB uma das instituições que mais cresceram a nível nacional no número de alunos colocados.

Nos últimos dois anos, em que foram implementadas medidas de coesão territorial na gestão das vagas de acesso ao ensino superior, o aumento foi de 14 por cento, face a 2017/18, representando quase mais uma centena de alunos colocados na região, o terceiro maior aumento a nível nacional.

“As colocações da 1a fase do concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, considerando todo o sistema nacional público de ensino superior, cresceram 1,15% face ao ano anterior, enquanto o IPB cresce 4,4%, muito acima da média nacional, o que demonstra uma elevada capacidade de atração dos alunos libertados pela redução de vagas em Lisboa e Porto”, frisou a instituição, em comunicado.

Também nos outros regimes de ingresso, o IPB registou este ano um aumento significativo da procura. Na primeira fase do concurso para alunos internacionais, o IPB registou uma procura que superou em quase 4 vezes o no de vagas disponibilizadas para este concurso (um aumento de cerca de 24% face ao ano anterior), colocando cerca de 800 alunos. Assim, prevê-se que o número de alunos matriculados no 1o ano 1a vez, ultrapasse os 2800 alunos, o que significa que o IPB alcançará os 8500 alunos no ano letivo que agora de inicia.

A maior procura, contudo, foi mesmo nos Cursos Técnicos Profissionais (CTeSP), que mais do que duplicaram a procura (crescimento de 128 por cento).