Corta-mato do Agrupamento de Escolas contou com 70 alunos participantes
Cerca de sete dezenas de estudantes participaram no corta-mato escolar do Agrupamento de Escolas Afonso III, em Vinhais, esta quinta-feira, uma prova que pode dar acesso à fase regional que vai realizar-se em Mirandela. “Serve para ver os que fazem os melhores tempos para depois poderem ir ao regional. Contámos com o apoio da seção de desporto da Câmara de Vinhais e da Associação de Atletismo de Bragança. Os tempos são cronometrados pela associação”, explicou Rui Correia, diretor daquele agrupamento, onde há mais de 18 anos se realiza esta atividade.
“O número de participantes tem-se mantido. Não tem havido grandes alterações. Temos perdido muitos alunos. Há 18 anos no agrupamento tínhamos 810 alunos e, atualmente, temos 470 desde o pré-escolar até ao 12º ano. A diferença é grande. “Temos quatro professores de educação física e são eles que fazem a inscrição”, acrescentou o diretor que considera tratar-se de uma atividade “importante” para fomentar a prática de desporto e a atividade física.
A prova de corta-mato estava aberta a alunos entre os 11 e os 18 anos. “Está inserida no projeto do desporto escolar, tanto mais que depois há outras provas de carácter regional, onde se apuram os participantes para a fase nacional”, indicou Bruno Alves, o professor que coordena o desporto no agrupamento. Segundo o docente, os jovens obtiveram bons resultados. “Estamos a contar com o apuramento distrital, a ver se conseguimos a nível individual e coletivo para a fase nacional. Luís Magno e Laura Sá destacaram-se”, referiu.
Artur Marques, vereador da Câmara de Vinhais, explicou que o município colabora com o agrupamento na organização da atividade a vários níveis, nomeadamente logístico no campo municipal, apoio técnico e equipamento. “É importante incentivar os alunos a praticar desporto. A prova é anual e faz parte do calendário escolar e a câmara apoia com gosto”, realçou.