Nordeste Transmontano

Covid-19: Quarta-feira com 13 casos novos e nove recuperados

Publicado por António G. Rodrigues/FP em Qui, 2021-08-19 11:34

O mais recente boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança dá conta de um ligeiro agravamento da situação pandémica no Nordeste Transmontano, com a deteção de 13 casos novos entre terça e quarta-feira, para apenas nove pacientes dados como recuperados.

Uma tendência de agravamento que já vem desde a passada semana, que começou com 78 casos ativos na região.

Com os resultados de quarta-feira, o distrito de Bragança tem, agora, 140 casos ativos, cerca de metade deles em Bragança (68).

O agravamento da situação no distrito está patente, também, nos internamentos pois ao início da manhã de quarta-feira havia cinco pacientes internados em enfermaria e outra vez um paciente em cuidados intensivos, com idade entre os 60 e os 70 anos.

Já a média de idades dos doentes em enfermaria é superior aos 80 anos.

Há precisamente um ano, havia 68 casos no conjunto dos 12 concelhos do Nordeste Transmontano (tantos quantos tem o concelho de Bragança atualmente, quando há um ano tinha 38).

Uma situação que mostra, provavelmente, o cansaço da população face às medidas de prevenção da pandemia e a forma como o próprio vírus evoluiu, tornando-se mais contagioso.

Por concelho, os casos no Nordeste Transmontano estão, assim, distribuídos:

Bragança                      68

(Sé, Santa Maria e Meixedo tem 41, Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova tem dez, Gimonde e Coelhoso quatro cada, com os restantes casos divididos por várias freguesias)

Mirandela                     32 (a cidade tem 11, Frechas 7, Avantos e Romeu 4, tal como Vila Boa)

Macedo                        9

Miranda                        6 (4 deles em Sendim)

Mogadouro                  5

Vila Flor                       5

Carrazeda                     5

Moncorvo                     4

Alfândega                     4

Vimioso                       2

 

Atualmente, apenas dois dos 12 concelhos não têm casos ativos (Freixo e Vinhais), quando há um ano havia cinco concelhos livres da doença (Alfândega, Carrazeda, Freixo, Mirandela e Vimioso).

Assinaturas MDB